Trabalho de psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (395 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Qual a importância da Psicologia no Direito hoje?

Para entender a dinâmica bastante complexa da sociedade as ciências humanas foram fracionadas em vários campos de conhecimento que secompletam, interferindo e colaborando uns com os outros.
Através da psicologia procura-se entender o comportamento humano o qual, o Direito, é quase sempre determinado e padronizado por normas.
Na cooperaçãoentre essas duas ciências vemos que é preciso entender como um conjunto de fatores comportamentais, sociais, individuais e analisa os aspectos legais, para então ser classificada e julgada, umadeterminada conduta pelo aparelho jurídico.
Depois de diagnosticada uma situação entre as partes de uma lide notando que alguns aspectos fogem ao circulo do Direito, mas que estão ao alcance daPsicologia, imediatamente esta será aplicado, vindo a atuar, por exemplo, em casos de duvida quando a presença de transtornos de personalidade ou mesmo para determinar as capacidades dos indivíduos litigantes.Aplicação no Direito de Família:

Tem espaço obrigatório por lidar com uma instituição social importante que e a base para o exercício da cidadania, Favorece e fortalece a família sócio afetivaressaltando a valorização da afetividade nas relações familiares. Coopera na justa e pacifica aplicação do Direito buscando sempre uma visão jurídica humanizada e construtiva.

No Direito PenalPesquisa a fundo os direitos psíquicos do homem delinquente e quais os motivos que o levaram a delinquir, aborda os processos psicopatológicos da conduta delituosa, apresenta-se ainda como psicologiasocial ao investigar os aspectos interpessoais de delito, traça os vários tipos de delinquente e auxilia no aparo a menores infratores.

No Direito em Geral

Paulo Dourado retrata algumascaracterísticas da Psicologia Jurídica como:
* A possibilidade de descobrir falso testemunho e a autoridade dos delitos;
* Colabora na formação da convicção do juiz sobre a veracidade ou falsidade do...
tracking img