Trabalho de psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2384 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Psicologia da aprendizagem
A aprendizagem é um fenômeno do dia-a-dia que ocorre desde o inicio da nossa vida, trata-se de uma mudança de comportamento, relativamente duradora, através de treino, experiência e observação. É bom lembrarmos que nem toda mudança de comportamento será considerada aprendizagem é importante excluirmos alguns casos como: 1- As mudanças decorrentes de maturação exemplodisso são quando uma criança comesa a mexer em objetos porque simplesmente anda ou alcança o lugar onde estão; 2-as mudanças mais ou menos passageiras decorrentes de ocasionais alterações fisiológicas e motivacionais exemplo bem claro é quando um sujeito muito cansado de um dia de trabalho e não se concentra em uma atividade ou uma pessoa eufórica pelo recebimento de uma noticia muito agradável.Aprendizagem não se transmite por hereditariedade, é um processo pessoal: depende de cada um, de seu esforço e de sua capacidade, ou seja, você não poderá aprender pelo próximo (FALCAO, 1996).
Nós seres humanos somos capazes de muitas coisas principalmente de respondermos a perguntas como: o que você fez hoje na escola? Você aprendeu? Com o decorrer do tempo vamos criando várias habilidades como,escrever, ler, dançar, quebrar e é claro construir, dizemos simplesmente que aprendemos porque sabemos que somos capazes (BOCK; FURTADO; TEIXEIRA, 2007).
Para a psicologia há várias formas de aprendizagem, ou seja, tudo pode nos levar a um comportamento que antes não tínhamos. Para entendermos melhor vamos abordar alguns pontos importantes a partir de algumas teorias da aprendizagem:comportamentais e cognitivistas, teoria da aprendizagem social de Bandura, Emilia Ferrero, Vigoski e Piaget.
A psicologia é geralmente aceita por todos como estudo do comportamento, que corresponde às ações e reações da pessoa. Hoje não se entende comportamento como uma ação isolada, mas como uma interação entre aquilo que se faz e o ambiente onde o seu fazer acontece (FALCAO, 1996). A teoria docondicionamento corresponde à aprendizagem pelas suas consequências comportamentais. Aprender hábitos é uma associação entre um estimulo e uma resposta, ou seja, aprendemos praticando. Sendo que o comportamento pode ser mantido por sua consequência, um exemplo claro é quando pegamos a chave do carro colocamos na posição certa, para abrirmos a porta puxamos a alavanca, entramos e novamente repetimos oprocesso de botar à chave na posição correta, virar a chave, ligar o carro e sair com ele. São todas essas respostas que mantêm a cadeia de resposta reforçada até que o comportamento seja atingido (BOCK; FURTADO; TEIXEIRA, 2007).
O cognitivismo estuda como o sujeito absorve conhecimento importando-se assim com as expectativas, preferências, escolhas e decisões. Para os cognitivistas a aprendizagem é umprocesso de relação do ser humano com o mundo externo, aprendemos com nossas experiências, o mesmo fala que os integradores do comportamento são: atenção e a memória. Muito da aprendizagem cognitiva corresponde em conceitos e princípios. O cognitivismo está preocupado com o processo de compreensão, transformação, armazenamento e utilização das informações. O cognitivista diferencia aprendizagemmecânica da aprendizagem significativa (BOCK; FURTADO; TEIXEIRA, 2007).
A aprendizagem mecânica acontece pela aquisição de um novo conhecimento, sem que este tenha qualquer relação com o aprendido pela pessoa anteriormente, por isso o individuo não entende porque está realizando determinada tarefa, como por exemplo, uma criança que decora um poema para uma apresentação, este conhecimento é novopara ela, mas está desvinculado com a bagagem de aprendizagem que ela trás consigo, quando terminada a apresentação facilmente poderá esquecer-se do que foi decorado. Ou quando os alunos decoram o resultado de um problema, ele não sabe por que e nem como chegou a este resultado, mas sabe apenas que chegou (BOCK; FURTADO; TEIXEIRA, 2007).
A aprendizagem significativa também é um conhecimento novo...
tracking img