TRABALHO DE PSICOLOGIA: PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DAS ESCOLAS PSICOLÓGICAS DA PSICANÁLISE, GESTALT E COMPORTAMENTAL PARA A PRÁTICA DO SERVIÇO SOCIAL.

994 palavras 4 páginas
TRABALHO DE PSICOLOGIA: PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DAS ESCOLAS PSICOLÓGICAS DA PSICANÁLISE, GESTALT E COMPORTAMENTAL PARA A PRÁTICA DO SERVIÇO SOCIAL.
Aluna: Alessandra Rodrigues
Universidade da Amazônia Unama

O Assistente Social efetiva sua intervenção nas relações entre os homens no cotidiano da vida social, por meio de uma ação global de cunho sócio-educativo ou socializadora e de prestação de serviços. Está capacitado, sob o ponto de vista teórico, político e técnico, a investigar, formular, gerir, executar, avaliar, e monitorar políticas sociais, programas e projetos nas áreas de saúde, educação, assistência e previdência social, empresas, habitação, etc. Realiza consultorias, assessorias, capacitação, treinamento e gerenciamento de recursos; favorece o acesso da população usuária aos direitos sociais; e trabalha em instituições públicas, privadas, em organizações não governamentais e junto aos movimentos populares.

Dentro desse universo de multiplicidade, observamos a interação da Psicologia com outras ciências e diversos campos do saber, entre eles o Serviço Social, com a proposta de contribuir com a produção de conhecimento.
Ao considerar como objeto de estudo do Serviço Social, a integração do indivíduo na sociedade, a questão social em suas múltiplas expressões – A psicologia intervém diretamente estudando as relações do ser humano e seu meio, pois é a partir da sociedade que está inserido que formará a percepção de si mesmo, do outro e ao, mesmo tempo, transformará essa sociedade.
Partindo desse pressuposto, encontramos diversas áreas em que estes dois saberes dialogam. Algumas delas são:

PSICANÁLISE
=> Segundo o autor...., atua contribuindo para o serviço Social, na área da Psicologia da Saúde ,atua na promoção e manutenção da saúde, na prevenção e no tratamento da doença, na identificação da etiologia e no diagnóstico relacionado à saúde, à doença e às disfunções, bem como no aperfeiçoamento

Relacionados