Trabalho de psicologia do esporte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1566 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DO ASPECTO PSICOLÓGICO NO ESPORTE









Sumário
1 – Introdução.................................................................................................04
2 – Objetivo.....................................................................................................05
3.0 – FundamentaçãoTeórica.......................................................................06
3.1 - Fatores Psicológicos que estão relacionados ao rendimento do atleta................................................................................................................07
3.2 – Concentração........................................................................................07
3.3 –Motivação..............................................................................................07
3.4 – Ativação.................................................................................................07
3.5 – Liderança...............................................................................................07
3.6 – Autoconfiança.......................................................................................08
4 - ConsideraçõesFinais..............................................................................09
5 – Referências..............................................................................................10

1 - Introdução
O esporte contemporâneo é considerado um dos maiores fenômenos sociais do século XX (J. Barbero, 1993; J. Brohm, 1993; N. Elias & E. Dunning, 1992) e tem agregado em torno de si umnúmero cada vez maior de áreas de pesquisa, constituindo as chamadas Ciências do Esporte, compostas por disciplinas como antropologia, filosofia, psicologia e sociologia do esporte, no que se refere à área sócio-cultural, incluindo também a medicina, fisiologia e biomecânica do esporte, demonstrando uma tendência e uma necessidade à interdisciplinaridade. Essa tendência, contudo, não representa umaprática interdisciplinar, ainda, uma vez que as diversas sub-áreas convivem enquanto soma, mas não em relação, fazendo com que as Ciências do Esporte vivam hoje um estágio denominado ‘pluridisciplinar’.
A Psicologia do Esporte, enquanto uma dessas sub-áreas, iniciou suas pesquisas há aproximadamente um século, estudando inicialmente aspectos próximos à fisiologia, os chamados condicionantesreflexos. Ao longo dos anos outros temas como motivação, personalidade, agressão e violência, liderança, dinâmica de grupo, bem-estar psicológico, pensamentos e sentimentos de atletas e vários outros aspectos da prática esportiva e da atividade física foram sendo incorporados à lista de preocupações e necessidades de pesquisadores e profissionais. Na atualidade, diante do equilíbrio técnico alcançadopor atletas e equipes de alto rendimento, os aspectos emocionais têm sido considerados como um importante diferencial nos momentos de grandes decisões.
A Psicologia do Esporte tem como objetivo auxiliar técnicos e atletas a entender e solucionar, da melhor maneira possível, as suas dificuldades psicológicas e sociais, sendo que uma tarefa específica do psicólogo do esporte é ajudar emocionalmenteos atletas nas fases de insegurança, a fim de que eles possam encontrar rapidamente a sua segurança e autoconfiança, de tal forma que possam realizar suas possibilidades máximas de rendimento na competição.

2 - Objetivo
Este estudo de cunho bibliográfico tem como principal objetivo estudar as variáveis psicológicas que interferem no desempenho do atleta de alto rendimento, e da possívelcontribuição da preparação psicológica na otimização do rendimento de um atleta.

3.0 - Fundamentação Teórica
O Esporte e a psicologia começaram a ter uma relação mais profunda no final do século XIX, quando os pesquisadores começaram a se aprofundar nos aspectos psicofisiológicos sobre as atividades físicas e esportistas (GOULARD, 2003).
A partir dessa rápida evolução com o surgimento dos...
tracking img