Trabalho de Práticas Contábeis e de Sistemas‏

1547 palavras 7 páginas
INTRODUÇÃO

O atual momento tem como característica uma intensidade de mudanças significativas como o desenvolvimento tecnológico, complexidade do ambiente econômico e a globalização, o aumento da competitividade, colocando as empresas em confronto com novas situações

Diante dessas pressões as empresas são levadas a obter novas formas de se manterem competitivas, como por exemplo, por intensos e contínuos esforços oferecendo produtos e serviços inovadores com padrão de qualidade, a um custo mais baixo, ganhando empatia dos clientes.

Uma das técnicas para o avanço dessa competitividade é a utilização do sistema de informações, oferecendo as empresas relatórios gerenciais com informações, quais facilitam na tomada de decisão dos gestores.

CATELLI e GUERREIRO (1992, p.10) reconhecem que o “movimento de mudanças é intenso e que os gestores enfrentam novos desafios a cada dia, tendo de trabalhar com novos modelos de gestão e informações mais consistentes com a realidade.

Tendo como ponto principal a contabilidade através da utilização de varias técnicas e procedimentos com extremo detalhamento de informações feitos para o usuário, ocupa um lugar importantíssimo na administração dos negócios, sendo utilizada como ferramenta de apoio nas atividades de tomada de decisões.

Definições da contabilidade gerencial

A contabilidade gerencial, através de um sistema de informações, de métodos e conhecimento da organização e da utilização do planejamento, fornecerá informações para atender a necessidade de seus usuários, com relatórios que demonstram os resultados por atividades e global da empresa, comparando-se o planejado com o realizado, para análise da gestão empresarial e da necessidade de tomada de decisões, visando auxiliar a empresa a atingir seus objetivos.

SÁ (1971, p.29) menciona que:
Entendemos por contabilidade gerencial, como conceito básico, formador do método que orientará o conjunto de conhecimentos contábeis organizado para

Relacionados