TRABALHO DE PROJETOS SOCIAIS EM CONTEXTOS ESPECÍFICOS PRÉ-PROJETO














TRABALHO DE PROJETOS SOCIAIS EM CONTEXTOS ESPECÍFICOS
PRÉ-PROJETO


















Eliane Rosa Silva Santos RA 0910185
Marli Melegatti Luccas Polato RA 0904430
Rosangela Sampaio Gonçalves da Silva RA 0912266
Suely Cruz Ferreira Santos RA 0918006
Vanessa de Oliveira Albertini RA 0906062TRABALHO DE PROJETOS SOCIAIS EM CONTEXTOS ESPECÍFICOS
PRÉ-PROJETO












Trabalho como Projeto de
Pesquisa Científica para a
conclusão do curso em
Graduação de Serviço Social.






Eliane Rosa Silva Santos RA 0910185
Marli Melegatti Luccas Polato RA 0904430
Rosangela Sampaio Gonçalves da Silva RA 0912266
Suely Cruz Ferreira Santos RA 0918006
Vanessa deOliveira Albertini RA 0906062




São Paulo
2012


1. INTRODUÇÃO

O Presente trabalho é um projeto de pesquisa acadêmica, que tem por objetivo atender ao requisito de conclusão do curso de graduação em serviço social. Este trabalho decorre dos inúmeros relatos de pacientes que lutam por melhorias no atendimento do sistema oncológico na cidade de Guarulhos, bem como a criação de um centroespecializado pare este tipo de tratamento na cidade.
Quando falamos de oncologia, estamos lidando com algo que mexe com a vida, com a ciência e com a morte. A busca por tratamentos e a necessidade de superação à doença, modificam a rotina de cada paciente, atingindo seu estado mental e patológico.
O assistente social é o elo entre o paciente e a instituição, que através da socialização dasinformações busca conhecer as necessidades dos pacientes, contribuindo no acesso aos benefícios oferecidos pelo governo bem como os programas de saúde, englobando os direitos políticos, civis e sociais da pessoa.
Segundo a lei 8.080:
Art. 2º - A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.
§ 1 – O dever do Estado degarantir a saúde consiste na reformulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem ã redução de riscos de doenças e de outros agravos. [...]

2. TEMA

Serviço social na área de oncologia

2.1 Delimitação do tema
O trabalho de serviço social na área de oncologia na cidade de Guarulhos.

3. PERGUNTA-PROBLEMA

Guarulhos é o segundomunicípio paulista em população e o oitavo em economia do país. Apesar dos investimentos nos programas de saúde, foi identificado uma carência na parte de oncologia na cidade, sendo assim, há a necessidade da implantação de centros especializados à doença.


4. HIPÓTESE

Como é de conhecimento geral o câncer é uma doença de alta complexidade sendo responsabilidade do Governo do Estado prover os meiosnecessários para que os portadores da doença recebam um tratamento digno e adequado. Devido a grande demanda atual de portadores de câncer no município de Guarulhos torna-se necessário uma mudança política de responsabilidade social no setor da saúde para estes pacientes.

5. JUSTIFICATIVA
A escolha da delimitação ao tema surgiu a partir da realização de visitas e estágios no grupo deassistência aos portadores de câncer - GAPC no município de Guarulhos. A partir das pesquisas e visitas técnicas e com base nos dados da secretária da Saúde foi constatado que atualmente a cidade possui em média 1500 pacientes portadores de câncer em tratamento que são encaminhados para as cidades de Mogi das Cruzes e São Paulo. Informações recentes do hospital de Mogi das Cruzes descrevem que oatendimento destinado ao SUS (Sistema Único de Saúde), ocorrerá somente até Junho de 2012 por medidas administrativas prejudicando ainda mais os portadores guarulhenses que utilizam essa opção. Com base nessa problemática há necessidade da criação de um centro oncológico em Guarulhos-SP, já que trará grandes benefícios a estas pessoas, alem de representar um importante avanço ao município e ao Estado...
tracking img