Trabalho de previdenciario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1218 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - Quais são as fases do Estado Moderno?

Cronologicamente as três fases do Estado Moderno são: absolutista, liberal e social

2 – Descreva as características de cada fase.
O Estado Absolutista tem como característica geral a centralização e unificação administrativa, com a eliminação da autonomia dos poderes locais e das cidades. Apresenta um caráter moderno ao permitir o desenvolvimentodo capitalismo, estimulando novos negócios e a ampliação de mercados, mas também apresenta um caráter feudal-transformado, já que na administração estava a nobreza e a sociedade ainda é estamental. Foi constituído preservar o poder e manter os territórios sob seu domínio, baseava-se na monarquia divina. Sendo portanto, déspota e totalitário.

O Estado Liberal, pautado pelos princípios que onorteou, era mínimo, não intervencionista.Sob a influência das ideias liberais, a pressão dos seus intelectuais e o apoio da burguesia que se fortalecia e enriquecia com o desenvolvimento da indústria, foi formado o Estado liberal, também conhecido como Estado mínimo. A ideia subjacente ao funcionamento do Estado liberal – e coerente com os princípios do liberalismo – era a de que o mercado seria umainstituição autorregulável, não necessitando da intervenção do Estado para funcionar bem, o que de certa forma garantia autonomia ao campoeconômico em relação ao campo político.

As características do Estado socialista são facilmente identificáveis, pois contrastam fortemente com as do Estado liberal.Sob o Estado socialista o pêndulo chegaria ao seu ponto máximo à esquerda com o Estado ocupandoo maior papel já desempenhado na regulação da vida social e o mercado, o menor.O Estado Social era intervencionista,provedor, distribuidor, impondo a solidariedade e visando a igualdade, buscando, em fim, o bem comum.

3 – Discorra sobre os Direitos que foram construídos em cada fase.
No Estado Absolutista, esse ente totalitário começa a ser combatido com os ideais do direito natural, darepartição do poder, das liberdades individuais. Já que neste Estado não havia repartição do poder e nem liberdade individual, pois o Estado era ditador e totalitário
No Estado Liberal começa a surgir o individualismo, ou seja, a liberdade individual, baseada nas teorias jus naturalistas, defensoras dos direitos naturais do homem sendo assim o homem adquiriu sua liberdade política
No Estado Socialo homem busca sua libertação econômica ,atingiu ele o seu apogeu após a 2ª Grande Guerra, alcançando o“Estado do Bem Estar Social”, onde políticas públicas em número e qualidade suficientes promovem ainclusão social, impedindo que o cidadão desça abaixo da linha de pobreza.

4-Fale sobre o ambiente social, econômico e político que impôs a evolução do Estado Moderno, alterando suas fases.

OEstado Moderno serve de base à Ciência Política. Esta é uma consequência da própria modernização da sociedade que começa no século XVI e culmina com a Revolução Industrial. Este processo tem um elemento central, a tecnologia. Esta modernização possibilita igualmente uma maior mobilidade social. A sociedade moderna é caracterizada pelo aumento da produtividade, pela mobilidade da população e peloaparecimento de novos grupos sociais. É a época da ascensão da Burguesia. Outra novidade do Estado Moderno é a nova forma de legitimação de poder. Antes quem legitimava o poder era um Deus Absoluto, mas quem vai se tornar o novo elemento legitimador é o Povo. Assim, surgem novas Instituições como os Parlamentos, onde o povo se faz representar.

5 - O que é o Estado do Bem Estar Social?

Essetermo se refere a um modelo ideal de serviço, onde o Estado assumiria a responsabilidade pela prestação de assistência para os seus cidadãos. O Estado de bem-estar tinha como finalidade e característica básica a intervenção estatal nas atividades econômicas, regulando-as, subsidiando-as, executando grandes investimentos e obras, redistribuindo rendimentos, visando sempre, pelo menos teoricamente,...
tracking img