Trabalho de ppcp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3466 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Anhanguera Educacional – Unidade 1 - Campinas - SP

Nome: RA:

Nome: RA:

Nome: RA:

Professor :

















PLANEJAMENTO PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DE PRODUÇÃO















SUMÁRIO


Página

Etapa 1
Planejamento e Controle de Produção 3
Quando e como utilizar o PCP 4

Etapa 2
Conceitos sobre o Planejamento eControle de produção 5
Conceitos de Sistema de Programação da Produção com capacidade Finita 6

Etapa 3
Controle da Produção 8

Etapa 4
Classificação dos Estoques Multitens 9
Estoque de Segurança e Ponto de Resuprimento
Gerenciamento de Estoque 10
Itens especiais 10
Análise de Resultados 10

Relatório Final 11

ReferenciasBibliográficas 12











ETAPA 1



Planejamento e Controle da Produção

O planejamento e Controle da Produção, segundo os teóricos Corrêa e Gianesi 2001, são princípios basicamente de métodos para o apoio aos gestores na melhor escolha, planos operacionais, referentes as perguntas mais frequentes dentro do Planejamento e Controle da Produção, essas Perguntas são:

O queproduzir e comprar?
Quanto produzir e comprar?
Quando produzir e comprar?
Com que recursos produzir?

São formas de planejar todos os aspectos relacionados a produção dentre eles estão: planejar, controlar e corrigir, o processo como um todo buscando sempre a melhor forma de fazer mais com o menor recurso possível, incluindo ,materiais, equipamentos, pessoal, fornecedores, clientes, internos e,externos e as, relações com as demais, funções ,empresariais. Antigamente, estes sistemas, eram, manuais e eram preenchidos formulários que determinavam ,o que devia, ser produzido, quanto de recursos financeiro e mão de obra além de controlar e identificar abuso ou desvios de verba , (Moreira, 1996).

Nos dia atuais o planejamento e controle da produção tem como desafios alcançar aumentos deprodutividade, rentabilidade e a melhoria na qualidade ,técnica e gerenciais, buscando a redução de custos nos processos.

Programar e controlar a produção nada mais é do que
Conciliar o fornecimento de produtos com a demanda. Cabe ao PCP oferecer suporte para que as atividades técnicas da produção possam ser executadas. Estende suas ações ou gera reflexos em vários setores da organização(Slack, 1997).

O Planejamento e Controle de Produção é a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto. “O planejamento dá as bases para todas as atividades gerenciais futuras ao estabelecer linhas de ação que devem ser seguidas para satisfazer objetivos estabelecidos, bem como estipula o momento em que essas ações devemocorrer”. (MOREIRA, 1999, p. 7)
Slack et al. (1997) afirmam que o projeto da operação produtiva estabelece a
forma física e a estrutura da produção. Assim, dentro dos limites impostos pelo projeto, uma operação produtiva deve operar continuadamente, e é com isso que preocupam-se o planejamento e o controle, “gerenciar as atividades da operação produtiva de modo a satisfazer a demanda dosconsumidores”. (SLACK et al., 1997, p. 318)

Objetivos do Planejamento e Controle da Produção - Quanto ao propósito do planejamento e controle, Slack et al. (1997, p. 319) citam que “é garantir que a produção ocorra eficazmente e produza produtos e
serviços como deve”. Moreira (1999, p. 7) comenta que “o controle envolve a avaliação do desempenho dos empregados, de setores específicos da empresa eda própria como um um bloco, e a consequente aplicação de medidas corretivas se necessário”.
Em resumo, o objetivo do planejamento e controle da qualidade é, então,
obtê-la e mantê-la. São importantes porque levarão a empresa a produzir melhores produtos, a fazer melhoramentos contínuos e aperfeiçoar o processo de produção. Os resultados alcançados com o Planejamento e Controle da Produção são...
tracking img