Trabalho de ppcp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1918 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
Curso ST Logística
Pólo Guaicuru


Sylvio de Oliveira RA 283145
Raphael Souza dos Santos RA 198969
Moacir Ratieri Baes Neto RA 200819
Julio César Vareiro Lopes RA 205626
Wesley Buquê Cardoso RA 266698
Vagner André Apa RA 239280
Anicleyson Riquelme Ribeiro RA 239279





Planejamento Programação e Controle daProdução
DESAFIO DE APREDIZAGEM
3° Semestre






Campo Grande - MS
04 /2011




Sylvio de Oliveira RA 283145
Raphael Souza dos Santos RA 198969
Moacir Ratieri Baes Neto RA 200819
Julio César Vareiro Lopes RA 205626
Wesley Buquê Cardoso RA 266698
Vagner André Apa RA 239280
Anicleyson Riquelme Ribeiro RA 239279




Planejamento Programação e Controle da Produção
DESAFIO DEAPREDIZAGEM
3° Semestre


Relatório apresentado como atividade avaliativa da disciplina de Planejamento Programação e Controle da Produção do Curso de Logistica do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp, sob a orientação do professor-tutor presencial Aline Tostes Palma.


Campo Grande - MS
04 /2011


ATIVIDADE AVALIATIVA DESAFIO DE APRENDIZAGEM – PLANEJAMENTOPROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO.
ETAPA 1
Votorantim Cimentos Fabrica de Corumbá situada na Av. Rio Branco numero 1904 no bairro Maria Leite na cidade de Corumbá Mato Grosso do Sul, o grupo atua em todo o Brasil e Canadá nos negócios cimentos, mas também fabricam argamassas, cales, rejuntamentos e etc. A Votorantim Cimentos é uma empresa multinacional que cresce cada vez mais sempre de olhono bem estar de seus clientes seja eles depósitos de matérias de construção ou em grande construtoras no setor da construção civil.
O sistema de produção e todo controlado através de sistemas de T.I. é usado um software (SAP) cujo é possível monitorar e controlar todos os estágios da produção desde os caminhões sendo carregados na mineradora até o ensacamento do cimento, depois até a entrega nocliente final e quitação do boleto do cliente, tudo isto é controlado e monitorado.
A seguir vamos ver como o cimento é produzido na planta.




01 – PRÉ – HOMO
O processo de fabricação do cimento começa com a mineração do calcário, principal matéria-prima do cimento. O material é extraído das minas e armazenado no pátio de pré-homogeneização. Nesta fase são recolhidas as primeiras amostraspara serem analisadas no Laboratório de Qualidade. A composição química do calcário é traçado (teores de cálcio, silício, ferro e alumínio).


02 - MOINHO DE FARINHA
No moinho de farinha ou cru, o calcário é moído com argila e aditivos específicos (tais como minérios ferrosos, alumínios ou materiais substitutos co-processados). A argila é um produto rico em sílica, ferro e alumínio, elementosessenciais para a qualidade do cimento. O produto final é formado por grãos muito finos, daí o nome farinha ou cru. Um filtro instalado no moinho evita que haja a emissão de pó para a atmosfera. A farinha é estocada em silos especiais até ser enviada ao forno rotativo.

03 – PRODUÇÃO DE CLÍNQUER
Antes de ser inserida no forno rotativo, a farinha passa pela torre de ciclone para que sejaaquecida através dos gases quentes originados pelo forno, que se encontra logo abaixo. Quando a farinha chega ao forno rotativo já está com temperatura em torno de 900ºC, ajudando a reduzir o consumo de energia. No interior do forno a temperatura chega a 1.450ºC, produzindo o clínquer.


04 – RESFRIAMENTO
Para finalizar o processo de produção do clínquer, o material é resfriado no resfriador e atemperatura reduzida para menos de 200ºC. Um filtro está instalado na saída do equipamento, liberando o ar de resfriamento para a atmosfera sem poluentes. Uma nova coleta de amostras é realizada para os ensaios químicos do Laboratório de Controle de Qualidade. O clínquer é transportado para as moegas, onde ficam armazenadas as outras matérias-primas que compõem o cimento: gesso, calcário e...
tracking img