Trabalho De Portugues

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1072 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Literatura Brasileira

Característas do Barroco

A literatura Barroco nasceu da crise do Renascimento ocasionada por diversas coisas, uma delas foi as dificuldades econômicas. O Barroco foi trazido no Brasil por meio de Jesuítas, no século XVI . Nisso tudo se passou mais um século na qual o Barroco passa a crescer na produção açucareira, começando na Bahia.

PrincipaisAutores:
Gregório de Matos Guerra;
Padre Antonio Vieira;
Bento Teixeira;
Gregório de Matos Guerra: o Boca do Inferno.
Gregório de Matos Guerra nasceu em Salvador (BA) e morreu em Recife (PE). Estudou no colégio dos jesuítas e formou-se em Direito em Coimbra (Portugal). Recebeu o apelido de Boca do Inferno, graças a sua irreverente obra satírica.
Gregório foi reconhecido como oprimeiro poeta Brasileiro, fazendo poesia: lírica, satírica, erótica e religiosa. Nenhuns dos seus poemas foram publicados em vida, por isso, não há certeza na sua autenticação.
Padre Antônio Vieira 
Padre Antônio Vieira nasceu em Lisboa, em 1608, e morreu na Bahia, em 1697. Com sete anos de idade, veio para o Brasil e entrou para a Companhia de Jesus. Por defender posições favoráveis aosíndios e aos judeus, foi condenado à prisão pela Inquisição, onde ficou por dois anos.
Responsável pela criação da prosa na época Barroca, o Padre era conhecido pelos seus sermões, na qual criticava os seus adversários nas religiões e defendia os índios, pois naquela época sofriam muitas torturas por colonos e os cristãos-novos.
Padre Antônio Vieira escreveu mais de duzentossermões no estilo conceptista, que são divididos em três partes:
Intróito ou Exórdio: a apresentação, introdução do assunto.
Desenvolvimento ou argumento: defesa de uma ideia com base na argumentação.
Peroração: parte final, conclusão.
Sermões mais famosos
Sermão da Sexagésima em 1655;
Sermão pelo bom sucesso das armas de Portugal contra as de Holanda em 1640;
Sermão de Santo Antônio em 1654;
BentoTeixeira
Bento Teixeira (1561-1600). Escreveu o clássico Prosopopéia, épico considerado um dos maiores clássicos da literatura brasileira, ele nasceu em Porto, mas existem relatos que ele pode ter nascido em Recife. O que há de certeza é que ainda criança, mudou-se para o Brasil. Seus pais eram cristãos-novos. Bento Teixeira estudou em um colégio da Bahia conduzido por jesuítas, no qual trabalhoucomo professor depois que se formou.
Em 1589, casou-se com Filipa Rosa em Ilhéus. Dedicou-se a trabalhar no ramo do comércio, da advocacia e magistério. Bento Teixeira foi acusado de mau cristão e passou a ser perseguido pela santa inquisição, denúncia feita pela sua própria esposa, que o traiu com outro homem. Porém, foi absolvido pelo ouvidor da vara eclesiástica. Em 1594, matou a esposa erefugiou-se no mosteiro de São Bento, em Olinda. Em 1595, foi preso em levado para Lisboa, onde admitiu práticas judaicas.
Foi na cadeia, em Portugal que Bento Teixeira escreveu sua obra Prosopopéia, em que celebrou o segundo donatário da capitania de Pernambuco, Jorge de Albuquerque Coelho. “Prosopopéia” seguiu o estilo de Camões, porém, foi importante pelo seu caráter épico e por representar osprimeiros tempos da colonização brasileira. Bento Teixeira morreu na prisão, em Lisboa.







Arcadismo
É o movimento que compreende a produção literária brasileira na segunda metade do século XVIII. O nome faz referência à Arcádia, região do sul da Grécia que, por sua vez, foi nomeada em referência ao semideus Arcas (filho de Zeus e Calisto).
Características do Arcadismo
Um movimento Artístico, Asmanifestações artísticas, todas elas inerentes às chamadas escolas literárias, foram fruto de uma leitura de mundo, segundo a concepção dos artistas que por meio delas se fizeram percebidos. Partindo de tal princípio, enfatizaremos o movimento árcade, revelado pelo estilo de época denominado Arcadismo.
Principais autores
Cláudio Manoel da Costa (1729-1789)
Cláudio Manoel da Costa, o poeta...
tracking img