Trabalho de portugues

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1218 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Suspensão é um tipo de mistura formada por duas ou mais fases (mistura heterogênea). Existem a fase externa que normalmente é um líquido ou semi-sólido e a fase interna formado por partículas sólidas insolúveis na parte interna. Esse tipo de sistema apresenta muitos detalhes com relação a formulação, estabilidade e embalagem.

Em uma suspensão, as partículas tendem a se depositar em função daforça da gravidade exercida sobre elas. Quanto menor o tamanho da partícula e mais viscosa for a fase líquida, menor será a velocidade de sedimentação. As suspensões utilizadas no tratamento de doenças podem ser administradas pelas vias oral, tópica e parental.



Sistemas coloidais estão presentes em nosso cotidiano, na higiene pessoal, sabonete, shampoo, cremes dentais, espuma, creme de barbear,maquiagem, cosméticos, no leite, café, manteiga, cremes vegetais e geleias de frutas. No caminho para o trabalho podemos enfrentar neblina, poluição do ar ou ainda apreciar a cor azul do céu, parcialmente explicada pelo espalhamento Rayleigh da luz do Sol ao entrar na atmosfera contendo partículas de poeira cósmica atraídas pela Terra. No almoço, temperos, cremes e maionese para saladas. Noentardecer, ao saborear cerveja, refrigerante ou sorvete estamos ingerindo coloides. Os coloides também estão presentes em diversos processos de produção de bens de consumo, incluindo o da água potável, nos processos de separação nas indústrias de biotecnologia e no tratamento do meio ambiente. Os fenômenos coloidais são utilizados com freqüência em processos industriais de produção de polímeros,detergentes, papel, análise do solo, produtos alimentícios, tecidos, precipitação, cromatografia, troca iônica, flotação, catálise heterogênea. São também muito importantes os coloides biológicos, tais como o sangue, o humor vítreo e o cristalino. Em medicina terapêutica ortomolecular, conhecimentos de propriedades de sistemas coloidais podem auxiliar na elucidação de doenças, como o mal de Alzheimer, omal de Parkinson e o mal de Huntington. Acredita-se que o processo de agregação de proteínas decorrente de alguma deformação em sua estrutura proteica, quando ocorre na região cerebral, cause os sintomas dessas doenças degenerativas.

A concentração comum (C) de uma solução química é a relação entre a massa do soluto (m1) e o volume da solução (v). A sua unidade no Sistema Internacional é gramas porlitro (g/mL). Além de ser muito utilizada em laboratórios, é também muito usada para indicar a composição de alimentos e medicamento

Matematicamente ela é expressa pela fórmula:

Fórmula matemática de concentração comum.

onde C = Concentração comum e sua unidade no SI é dada em g/L;

m1 = massa do soluto* em g;

v = volume da solução em L.

O símbolo C é de comum e não de concentração, poisexistem outros tipos de concentração (concentração molar ou molaridade, concentração em partes por milhão ou ppm, porcentagem em massa do soluto ou título em massa, concentração em volume, etc.).

Conforme mostrado acima, a concentração de uma solução tem como unidade padrão g/L (gramas por litro), porém ela pode ser expressa em outras unidades de massa e volume, como g/m3, mg/L, kg/mL, etc.

Dessaforma, se dissermos que uma solução de água e açúcar tem concentração de 50 g/L, quer dizer que em cada litro da mistura (solução e não do solvente) tem dissolvida uma massa de 50g de açúcar.

No cotidiano, a concentração é muito usada para indicar a composição de alimentos, medicamentos e materiais de limpeza e higiene que são líquidos. Observe o rótulo do leite integral abaixo, que analisa aconcentração de vários nutrientes como carboidratos, proteínas e gorduras totais presentes em 200 mL da solução.

A concentração comum é muito usada na composição de alimentos líquidos como o leite.

Por exemplo, em cada 200 ml do leite, tem-se 9 g de carboidratos. Transformando para litros e fazendo os devidos cálculos conforme mostrado abaixo, temos que a concentração de carboidratos nesse leite...
tracking img