Trabalho de portugues

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3014 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RELIGIOSOS

LADAINHA
LADAINHA
Ladainha ou kyrielle é uma forma poética com origem na poesia trovadoresca. O nome kyrielle provém do grego Kyrie, significando Senhor, muito usado na liturgia cristã, como por exemplo, no Kyrie eleison, aproximando-se por vezes de uma litania com as repetições de uma lengalenga.
CARACTERISTICAS LINGUÍSTICAS
Ladainha, também conhecida como litania, é uma oraçãobreve e insistente em forma de responsório, na qual o povo responde a invocações do ministro ou animador com uma aclamação: geralmente rogai por nós. A ladainha é um modo muito simples e fácil de rezar. O nome ladainha provém do grego litaneia, que quer dizer oração pública.
A ladainha como conhecemos hoje surgiu por volta do século IV, em Antioquia. As mais conhecidas são a Ladainha de Todos osSantos e a de Nossa Senhora. Mas a piedade popular foi ao longo do tempo criando várias outras, para diferentes circunstâncias: a do Sagrado Coração de Jesus, do Santíssimo nome de Jesus, de são José, etc.
Ladainha de Todos os Santos: é uma lista de invocações à misericórdia de Deus e de intercessão ante alguns santos. Surgiu por volta do século III. No início eram invocados apenas os mártires.Ao longo do tempo foram acrescentados outros santos, ressaltando o caráter de universalidade da oração. Nessa ladainha, todos os santos e santas de Deus são invocados. Até mesmo os que ainda não foram canonizados, ou seja, declarados santos pela Igreja.
Ladainha de Nossa Senhora: também conhecida como lauretana por ter surgido em Loreto, por volta do século XII. É formada por 51 invocações aMaria, precedidas por outras à Trindade, e encerradas por mais três a Cristo, o Cordeiro de Deus. Tradicionalmente é usada como conclusão do Terço. Na Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae (O Rosário da Virgem Maria), n. 37, o papa João Paulo II escreve: “É o remate dum caminho interior que levou o fiel ao contato vivo com o mistério de Cristo e da sua mãe santíssima”.
CARACTERÍSTICA ESTRUTURALLadainha é uma oração breve e insistente em forma de responsório, na qual o povo responde a invocações do ministro ou animador com uma aclamação: geralmente rogai por nós.
PÚBLICO ALVO
As ladainhas podem ser rezadas a sós, em particular, em comunidade, como por exemplo, ao final do Terço, mas principalmente em momentos oficiais, propostos pela liturgia: Vigília Pascal, rito de Consagração deVirgens, profissão perpétua, ordenações, dedicação de igrejas, etc. A finalidade da oração é sempre a mesma: endereçar as preces do povo a Cristo e aos seus amigos prediletos, os mártires e santos, conhecidos por nós ou não.
INTENSÃO COMUNICATIVA
Todas elas têm em comum o caráter de intercessão e súplica.
Comum a várias religiões, o Cristianismo herdou da liturgia das sinagogas esta forma derezar, repetindo a mesma frase várias vezes como está presente no Antigo Testamento (1º Livro dos Reis 18,26; Salmo 146-159; Daniel 3,52-90).
O “rogai por nós”, repetido inúmeras vezes nas ladainha é dito em tom de invocação, ou seja, rezando estamos trazendo para perto de nós a lembrança de alguém que nós amamos, que foi importante ou que alcançou a graça da santidade.

ORAÇÃO

ORAÇÃO
Oração éum ato religioso que visa ativar uma ligação, uma conversa, um pedido, um agradecimento, uma manifestação de reconhecimento ou ainda um ato de louvor diante de um ser transcendente ou divino.
CARACTERÍSTICAS LINGUÍSTICAS
Existem, segundo as crenças, diferentes formas de oração, como a de súplica ou de agradecimento, de adoração/louvor e etc; e da mesma forma, consoante a crença a oração podeser dirigida a um deus, espírito, pessoa falecida, ou a uma ideia, com os diversos propósitos, sendo que as pessoas rezam em benefício próprio, ou para o bem dos outros; ou ainda pela consecução de um determinado objetivo.
CARACTERÍSTICA ESTRUTURAL
Quando a linguagem é usada, a oração pode assumir a forma de um hino, encantamento, declaração de credo formal, ou uma expressão espontânea, da...
tracking img