Trabalho De Portugu S Sobre O Semin Rio

372 palavras 2 páginas
Nos estudos realizados para apresentação do seminário da disciplina de Língua Portuguesa, ministrada pelo professor Adeildo Pereira acerca do gênero Resenha podemos observar diversos aspectos sobre o assunto desde os seus significados até os seus tipos. A resenha basicamente é você fazer uma relação de prioridades e enumerar cuidadosamente seus aspectos relevantes e descrever as circunstâncias que o envolvem. Um exemplo que pode ser citado é os acontecimentos qualquer da realidade, textos ou filmes. Já na academia ele é usado como fonte de informações gerais dos resultados das produções intelectuais em diversas áreas de conhecimentos.
A estrutura da resenha é basicamente apresentar, descrever e avaliar. Em geral, essas opções tendem a aparecer nessa ordem e podem variar em extensão de acordo com o quê e o quadro que o resenhador deseja enfatizar em sua análise, ou mesmo podem variar em frequência de acordo com as características da obra ou o estilo do resenhador que pode ser mais crítico ou descritivo em seus textos.
A resenha tem praticamente dois tipos que são descritivas e críticas. A descritiva como o próprio nome diz ela descreve, só que ela deve seguir uma estrutura que é padrão de resenha. Essa estrutura são informações sobre o texto como: Nome do autor; título completo e exato da obra; nome da obra; lugar e data de publicação; número de páginas. Também pode se fazer uma breve descrição sumária da estrutura da obra isso se dá como a divisão de capítulos, os assuntos dos capítulos e índice. Outro ponto que foi observado é que se for de uma obra estrangeira tem que informar a versão original e o nome do tradutor da obra. Depois de tudo isso é apresentado o resumo do conteúdo da obra, uma indicação sucinta sobre o assunto global que ela aborda explicando os pontos essenciais do texto, isso serve tanto na descritiva como na crítica.
Na descrição é feito uma explanação da obra, livro, texto, artigo ou ensaio depois apresentar as ideias principais e secundárias

Relacionados

  • Gabriel Garcia Marques Do Amor E Outros Demonios
    44535 palavras | 179 páginas
  • terceirização
    20612 palavras | 83 páginas
  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • GeologiaBrasi Baixa
    596643 palavras | 2387 páginas