Trabalho de Planejamento estrategico v11nov2008

4849 palavras 20 páginas
PROJETA CONSULTORIA projeta sua imagem no mercado


Se a farmácia não se reinventar vai ficar cada vez mais difícil subsistir. E ela não precisa perder sua identidade de agente de saúde para fazer isso. “O que ela precisa é proporcionar novas experiências para os clientes”.”
Silvia Osso
, consultora, pedagoga e psicóloga educacional e empresarial.

Sumário Executivo: O estudo da atividade empresarial de farmácias e drogarias independentes revela uma vivência no segmento, que permite a análise do dia­a­dia do empresário, sua forma de atuação capitaneando seu negócio, seus fatores de sucesso, seus pontos fortes e frágeis, enfim, dispõe quase que explicitamente os meandros da atividade. Quase que explicitamente, porque, em muitas situações, foi considerada mais a experiência do empresário no comando dos negócios do que dados fornecidos através de relatórios/controles. Assim como os fatores puramente estratégicos, que constituem o verdadeiro âmago do negócio.
A improvisação faz parte intrínseca do negócio nas decisões, quer estratégicas como operacionais, bem como decisões isoladas no tocante a fornecedores e consumidores. Ou seja, o empresário de farmácias e drogarias independentes, nas regiões que estudamos, é um solitário, carente de informações técnicas do setor, de treinamento em marketing, de conhecimento de gestão empresarial, temerário quanto ao crescimento das redes, sente­se indefeso perante a força do concorrente. Porém, acredita no seu negócio e que as condições de melhoria estão prestes a acontecer, portanto, é também um otimista.
As farmácias, apesar da legislação não permitir muitas opções de vendas de produtos complementares, precisam reinventar um

Relacionados