Trabalho de planejamento estratégico - planejamento por cenários

Páginas: 18 (4489 palavras) Publicado: 16 de junho de 2011
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO

PLANEJAMENTO POR CENÁRIOS

MONTES CLAROS/MG
MARÇO 2010
[nome do discente]

PLANEJAMENTO POR CENÁRIOS

Trabalho elaborado a fim de compor nota semestral na disciplina Planejamento Estratégico do curso deAdministração, ministrada pelo professor Joaquim.

MONTES CLAROS/MG
MARÇO 2010
PLANEJAMENTO POR CENÁRIOS: UMA FERRAMENTA PARA A ERA DO CONHECIMENTO
INTRODUÇÃO
Por que tantas empresas se sentem sem propósitos? Por que projetos empresariais demoram tanto para decolarem, ao mesmo tempo em que vão se tornando mais complexos, e, ainda assim, costumam fracassar em termos de obtenção de resultados queagregam valor? Por que mudanças, quando se manifestam, surgem em lugares inesperados ou como resultados de surpresas ou conseqüências de atos que o nosso planejamento empresarial não levou em consideração? Por que, quando gerenciamos uma mudança planejada, temos a nítida impressão de estarmos dirigindo uma nave desgovernada, que nos leva a crer que não detemos nenhum domínio sobre ela? E por que àsvezes só nos resta a ilusão e esperança de sermos capazes de manter energia e paciência necessárias para suportar as decepções com o imprevisível e o indizível que aparece no dia-a-dia das organizações? Como fazer com que a evolução tecnológica, as mudanças na política e na forma de relacionamento das organizações promovam desenvolvimento e não-descontinuidade das ações? As empresas têm exploradocuidadosamente as várias alternativas – principalmente as menos ortodoxas – para se globalizarem? Como está a predisposição a parcerias e acordos operacionais com empresas (tanto do Brasil como do exterior) bem-posicionadas no mercado mundial? As empresas contam com pessoas preparadas para programar as mudanças e estratégias escolhidas? Como promover a integração das empresas à economia mundial eparticipar do crescimento previsto de forma autônoma, sem depender de terceiros, principalmente de ações, decisões ou apoios governamentais? De que modo a explosão econômica mundial irá afetar a estrutura humana da empresa? Que fatores definirão a competitividade das empresas no mercado global e a eficácia com que as organizações aproveitarão as oportunidades que a economia globalizada fará surgir?Perguntas como essas realizamos constantemente em nossos momentos de reflexão, que nos fazem acreditar que um mundo novo surge constantemente. Novos comportamentos aparecem a cada ciclo de vida das organizações, instigando-nos a perceber as mudanças sob novos enfoques e óticas.
Pessoas, empresas e governos, todos estressados por essas contínuas reflexões, pressões e mudanças,procuram desenvolver uma série de processos de relacionamentos que promovam a adoção de uma estrutura de suporte à sobrevivência, ao mesmo tempo em que possibilitam o entendimento das transformações simples ou quânticas em nosso mundo, clarificando seus reais propósitos e modelos mentais, missão, valores, premissas e perfis sistêmicos de relacionamentos, que envolvem acionistas, clientes, empregados,fornecedores e a própria sociedade.
Por parte das empresas, novas formas e metodologias de gerenciar seus negócios são implementadas. Planejamentos estratégicos são elaborados com o intuito de balancear ações ligadas à desestatização da economia, terceirização de serviços, prática de benchmarking, parcerias estratégicas de negócios, concorrências para a prestação de serviços públicos,downsizings, centralização de operações, reformulação de sistemas educacional, de saúde e previdência pública, empowerment, planos de sugestões, gerenciamento através de diretrizes, orçamentos diversos, planos de educação, planos de formação gerencial, entre outros.
Entretanto, todas essas formas de conduzir os negócios esbarram nas premissas e valores dos indivíduos e da sociedade, que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SIMULAÇÃO DE CENÁRIOS PARA O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESSARIAL
  • Trabalho planejamento estratégico
  • Planejamento Estratégico em uma Cooperativa de Trabalho
  • Trabalho Planejamento Estratégico
  • TRABALHO PLANEJAMENTO ESTRATEGICO
  • Trabalho Final
  • Trabalho Avaliativo Planejamento estratégico
  • Trabalho de Planejamento Estratégico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!