Trabalho de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1175 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO DE PESQUISA

Faculdade de Ciências Educacionais
Curso de Pedagogia
Acadêmicos: Ana Lúcia Silva,Carlinda Paes Silva Correia,Clodoaldo Pereira Viana, Deunice Pereira Monção Lima, Edilene Matos de Almeida Silva e Leni Silva de Souza Magalhães. Professora: Marinêz Mauricio de Oliveira

PROJETO DE PESQUISA
Título:
Educação inclusiva na prática educativa

Tema:
Educação EspecialJUSTIFICATIVA
Este projeto de pesquisa justifica-se através da importância de se
conhecer aspectos da educação especial, já que hoje todos os alunos
tem o direito de frequentar uma escola com ensino regular, através de
um grande progresso na área legislativa, que tornou esse direito
obrigatório. Partindo disso, esse projeto possibilita ao professor
melhores conhecimentos e técnicas paramelhorar a perspectiva de
educar a todos os alunos como alunos incluídos.
Para mudar a perspectiva em relação à exclusão, é imprescindível que a escola se responsabilize cotidianamente por garantir um ambiente de inclusão, em que o valor humano, o respeito, a dignidade e a integridade marquem as relações de todos os envolvidos. Essa conquista pode se dar por meio de um percurso de formaçãocontinuada para toda a equipe.
É relevante saber que Síndrome de Down é uma alteração genética que ocorre na formação do bebê, no início da gravidez. O grau de deficiência intelectual provocado pela síndrome é variável, e o coeficiente de inteligência (QI) pode variar e chegar a valores inferiores a 40. A linguagem fica mais comprometida, mas a visão é relativamente preservada. As interaçõessociais podem se desenvolver bem, no entanto podem aparecer distúrbios como hiperatividade, depressão, entre outros.

PROBLEMATIZAÇÃO

Quais as dificuldades encontradas no processo de inclusão dos alunos com deficiência, e o que fazer para que o professor melhore na sua prática educativa para trabalhar com a educação especial na escola com ensino regular?

FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES

É possível quehaja uma certa resistência em relação à inclusão, por parte, tanto da família e do próprio deficiente, quanto dos professores, pois a deficiência, muitas vezes, é vista como sinônimo de inferioridade e incapacidade, quando no desenvolvimento global da criança houve carência de estímulos social, cultural e afetivo pode levá-los a uma subestimação de potencialidades e capacidades e,conseqüentemente, à não aceitação da sua limitação e da utilização dos recursos disponíveis.

A desinformação sobre a Deficiência por parte dos professores, com idéias ultrapassadas e estereotipadas pode causar uma certa insegurança e impossibilitar um trabalho eficaz. A inclusão só terá êxito com seu total engajamento profissional, pois este deve aceitar e entender como se dá o processo de aprendizagem doaluno com síndrome de down.

OBJETIVO GERAL

− Identificar as dificuldades encontradas no processo de inclusão dos alunos com deficiência, a fim de provocar desafios para a construção de uma proposta inclusiva que garanta a todos os alunos o direito de estudar em uma sala de aula normal, adaptando-a às suas necessidades.

REVISÃO DE LITERATURA
A Inclusão Escolar
Na tentativa de incluir todasas pessoas, a sociedade deve ser modificada a partir da compreensão de que é ela que precisa ser capaz de atender às necessidades de seus membros, eliminando barreiras existentes para que as pessoas deficientes possam ter acesso aos lugares, serviços e a bens necessários ao seu desenvolvimento pessoal, social, educacional e profissional. Mais do que criar condições para os deficientes, a inclusão éum desafio que implica mudar a escola como um todo, no projeto pedagógico, na postura diante dos alunos, na filosofia...
A inclusão, enquanto novo paradigma, alavanca a escola, que com novas implicações educativas, deverá acolher todas as crianças independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, lingüísticas e culturais. O desenvolvimento das escolas inclusivas...
tracking img