Trabalho de pesquisa em escola de ensino infantil ou fundamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ALDEIA DE CARAPICUIBA

TRABALHO DE PESQUISA EM ESCOLA DE ENSINO INFANTIL OU FUNDAMENTAL

POLO DE FERNANDÓPOLIS

Ano 2011



SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...................................................................................................04

2. CAPÍTULO I – A Psicopedagogia Clínica e Institucional...................................05

3.CAPÍTULO II - Levantamento Histórico de escola ............................................07

4. CONCLUSÃO......................................................................................................11

5. BIBLIOGRAFIA...>>>>>>>>>>>..........................................................................13

INTRODUÇÃO

Este trabalho surgiu com a finalidade delevantar uma pesquisa em escolas de ensino infantil e fundamental com o objetivo de fazer uma abordagem e avaliar a importância da atuação de psicólogos e ou psicopedagogos dentro da instituição escolar, seu trabalho com alunos, professores e a família.
Por excelência, a escola é o veículo de difusão do conhecimento e o espaço onde ocorre o desenvolvimento sócio-cognitivo dos indivíduos.Entretanto, a escola de hoje se depara com sérios entraves que a impede de ser o lócus principal no processo de desenvolvimento do sujeito, sobretudo das crianças com dificuldades.
Considerando a escola responsável por grande parte da formação do ser humano, o trabalho de psicólogos e psicopedagogos na instituição escolar tem um caráter preventivo no sentido de procurar competências e habilidades parasoluções dos problemas que possam vir a serem diagnosticados. Com esta finalidade e em decorrência do grande número de crianças com dificuldades de aprendizagem e de outros desafios que englobam a família e a escola, a intervenção psicopedagógica se faz cada vez mais necessária .

CAPÍTULO I

PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA

A Psicopedagogia constitui-se em uma justaposição de doissaberes- psicologia e pedagogia – que acredito ir muito além da simples junção do conhecimento oriundos da Psicologia e da Pedagogia, que ocorre com bastante freqüência no senso comum, isto porque, em sua própria denominação Psicopedagogia aparece “suas partes constitutivas – psicologia + pedagogia – e que oferece uma definição reducionista a seu respeito”, como nos ensina Julia Eugenia Gonçalves.Na realidade, a Psicopedagogia é um campo do conhecimento que se propõe a integrar, de modo coerente, conhecimentos e princípios de diferentes Ciências Humanas com a meta de adquirir uma ampla compreensão sobre os variados processos inerentes ao aprender humano. Enquanto área de conhecimento multidisciplinar, interessa a Psicopedagogia compreender como ocorre os processos de aprendizagem eentender as possíveis dificuldades situadas neste movimento. Para tal, faz uso da integração e síntese de vários campos do conhecimento, tais como a Psicologia, a Psicanálise, a Filosofia, a Pedagogia, a Neurologia, entre outros.
Seu objeto de estudo é o ser, que aprende da realidade, e constrói seu conhecimento, aprendendo. Visto que o conhecimento é construído natural e continuamente pelo sujeito, noseu viver, não sendo exclusividade do ambiente escolar, já que ocorre simultaneamente com o processo da vida.
Tem como objetivo desvendar o funcionamento do sujeito considerando a realidade interna e externa de cada indivíduo para traçar metas de maneira que possa favorecer o resgate do desejo de aprender, bem como promover a identificação com o conhecimento, a conscientização da possibilidadede aprender, desenvolvendo de todo o potencial do aprendente e sua integração consigo mesmo, com a família e a sociedade.
A Psicopedagogia é um campo de atuação que, ao atuar de forma preventiva e terapêutica, posiciona-se para compreender os processos do desenvolvimento e das aprendizagens humanas, recorrendo a várias estratégias pedagógicas objetivando se ocupar dos problemas que podem...
tracking img