Trabalho de personalidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2038 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* PERSONALIDADE
* PERSONALIDADE
* PREOCUPAÇÃO DA PSICOLOGIA – caracterizar e entender as pessoas.
* Psicologia Experimental – prática, objetiva e quantificadora. Homem dissecado em compartimentos menores. Comparação entre a conduta animal e a conduta humana.
* Psicologia Clínica – principais contribuições nos séculos XIX e XX. Entender e ajudar a pessoa na sua individualidade esubjetividade.Trabalho com as preocupações, ansiedades, limitações , condições físicas, culturais e sociais.
* PERSONALIDADE
1-Globalidade – elementos inatos, adquiridos, orgânicos e
sociais estão incluídos no conceito de personalidade.
3- Dinamicidade – personalidade é um conceito dinâmico; os vários elementos interagem combinando-se e produzindo novos e originais efeitos; personalidadeé o que organiza, integra e harmoniza todas as formas de comportamento e características do indivíduo; é capaz de receber novas influências e adaptar-se a novas circunstâncias.
4-Individualidade – personalidade é sempre uma realidade individual que marca e distingue um ser do outro; há sempre uma dimensão peculiar e única; cada um de nós é único no mundo; é o conjunto de todos os aspectospróprios do indivíduo pelos quais ele se distingue dos outros.
Conjunto total de características próprias do
Indivíduo que integradas, estabelecem a forma
Pela qual ele reage ao meio.
A personalidade é, então, um atributo da pessoa humana, o qual está a ela indissoluvelmente ligada. Esse atributo é imposto pelo ordenamento jurídico e compreende "o complexo valorativo intrínseco (intelectual e moral)e extrínseco (físico) do ente, alcançando a pessoa em si, ou integrada à sociedade.
* Assim é que, em Roma, a personalidade era restrita apenas àqueles que reunissem status , pois ela era considerada um privilégio. Exemplificando: o escravo, por não ser livre, não era considerado homem, era tido como um simples ser e, não sendo sujeito de direito, era equiparado à coisa ("res") e, da mesmamaneira, eram tratados os homens que apresentassem alguma deformidade física, como também as mulheres.

* Hereditariedade – influencia através da estrutura orgânica e dos processos de maturação.
* Meio ambiente – inclui tanto o meio físico como o meio social.
* Primeira classificação – Hipócrates
–século V a.C. teoria dos humores do corpo :
* Sanguíneo – ou jovial
*Melancólico
* Colérico
* Fleumático – não emotivo

* Teoria da personalidade-organização cuidadosa do conjunto de conhecimentos sobre o comportamento, suficientemente compreensiva para abranger e predizer uma conduta humana ou parte dela.

* Conduta humana é complexa; estudiosos entendem a personalidade sob diferentes aspectos, tipo de comportamento enfocado e quanto a forma deestudá-lo.
Não existe uma teoria da personalidade, ou seja, uma teoria que abranja todos os aspectos do comportamento humano , mas existem muitas teorias cuja principal área de interesse se situa no domínio da personalidade.
Será possível medir tudo o que somos ?
* Entrevista – pode ser mais ou menos estruturada, consistindo em um diálogo que possui um propósito definido.
* Escalas deavaliação gráfica – pode ser respondida pela própria pessoa ou pelo avaliador; consiste em um registro num determinado ponto do gráfico um julgamento referente ao objeto de análise.
* Inventário de personalidade – é um questionário bastante extenso e minucioso que o indivíduo responde fornecendo informações sobre si mesmo; pode medir uma ou várias características da personalidade.
* Testesprojetivos – caracterizam-se por respostas a estímulos pouco estruturados e bastante ambíguos; o objetivo dos testes projetivos é a revelação de aspectos inconscientes e profundos da personalidade.
* Teste situacional – os psicólogos observam o comportamento do indivíduo numa situação simulada da vida real.
* Desenvolvimento mental + crescimento orgânico
* Construção contínua –...
tracking img