Trabalho de pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

SARAH DA CUNHA ROSA AMBRÓSIO

a educação sozinha não transforma a sociedade

Anápolis
2012
SARAH DA CUNHA ROSA AMBRÓSIO

a educação sozinha não transforma a sociedade

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação I, ProcessoEducativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.
Profs. Bernadete Strang, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Marcia Bastos e Okçana Batini.
Tutora eletrônica: Adriana Ruiz Garlhardo Muniz
Tutor(a) de sala: Leonata Hellen Pereira

Anápolis
2012
A educação anos atrás basicamente era monopolizada pelo professor, pois ele era o detentor do saber. Mesmo com condições físicas,estruturais e didáticas difíceis, os pais, alunos e sociedade tinham total conciência da importância do professor. Nem toda a sociedade tinha a chance de estudar, os meios de transporte eram escassos, não existiam muitas instituições de ensino, para estudar era necessário muito sacrifício e força de vontade. Desde então o processo educativo vem passando constantemente por várias mudanças, e isto se dápor que estamos vivendo um período de instabilidade geral. Um dos desafios encontrados hoje no setor educacional é a mudança de ideologia, uma alteração da concepção de ensino e do papel da escola enquanto instituição social. A escola na sociedade hoje, têm como função a socialização dos alunos, que conciste na preparação para o trabalho e na formação do cidadão. O papel da Instituição Escola étransmitir conhecimentos; preparar o aluno para o mercado de trabalho; formar valores humanos positivos; educar para cidadania; despertar as potencialidades do aluno; ser um espaço assistencialista e ser um espaço socializador. Os problemas fora do cotidiano escolar como violência, desestruturação social etc, dificulta o processo de socialização do aluno, tornando-se assim um “efeito dominó”, poisuma criança com problemas como esses, gera dificuldades, tanto dentro como fora do seu campo de estudos, e com isso gera desmotivação para o indivíduo e os demais da instituição. A escola precisa acompanhar a mudança da sociedade e as diversificações culturais, trabalhar mais os aspectos das diferenças entre os alunos. A sociedade está em constante mudança, às culturas estão se mesclando, então épreciso ensinar desde cedo os indivíduos, a importância do respeito à diferença cultural. Com isso a diversidade cultural deve ser considerada no cotidiano escolar de modo que as diferenças não sejam negadas, mais que isso, a pluralidade cultural de grupos étnicos, sociais e culturais deve ser considerada como “matéria-prima da aprendizagem”, assim restringindo o preconceito e a exclusão.
Comtoda essa mudança o professor se vê diante de uma pressão muito grande que o responsabiliza pela incapacidade escolar. Ser educador atuamente não é uma tarefa simples, pois ele necessita ter a dimenssão real de sua importância e de seus modelos. Hoje em dia atribui-se ao professor uma nova função, na qual, além de ele ter que ensinar os conteúdos e de complementar a aprendizagem, tem que formarconceitos básicos. O compromisso de um educador não cessa no simples ato de transmitir conteúdo, ao contrário é aí que começa o seu compromisso de cidadão. Como formador de opiniões o professor precisa primar pela ética e coerência, o educador precisa instruir o aluno a uma visão ampla de uma política justa e correta, sendo assim ele não pode repassar verdades prontas, mas sim propocionar umaverdadeira reflexão sobre estas verdades. O professor assume explicitamente o compromisso de educar os seus alunos dentro dos princípios democráticos, com a atuação do professor os alunos aprendem a estabelecer hierarquia entre valores, desenvolvem sua capacidade de julgamemto e a consciência de como fazem suas escollhas , formando assim uma consciência moral moral reflexiva cada vez mais autônoma,...
tracking img