Trabalho de pedagogia e licenciatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE PEDAGOGIA – LICENCIATURA

Disciplina: Processo Educativo no Contexto Histórico
Professora: Bernadete de L. Streisky Strang
Aula: 01 – Uma Viagem do Mundo antigo ao Medieval
Semestre: 1º

A EDUCAÇÃO ANTES DA ESCOLA

A educação no período do MundoAntigo ao Medieval foi erroneamente interpretada como uma época de trevas foi lá que a escola, tal como a conhecemos hoje, se constituiu.
O termo educação é muito abrangente, pois envolve todo o processo de convivência do ser humano no contexto em que está inserido. Nas sociedades primitivas e de povos considerados bárbaro, não existiam escolas formais nem métodos de educação reconhecidos pelaciência, porém, a educação já estava presente nos povos primitivos, tendo como objetivo promover o ajustamento da criança ao seu ambiente físico e social por meio de experiência adquirida de gerações passadas. Entre os povos primitivos, a educação era caracterizada da seguinte forma:

* Cerimônias de iniciação e assimismo – crença de que tudo possuía uma alma;
* Educação através daimitação dos mitos e ritos – O que colaborou com a construção cultural da sociedade e posteriormente com a ciência.

Um aspecto relevante a ser destacado é que os primeiros professores são, inicialmente, os chefes de grupos familiares. Posteriormente, a instrução passa a ser dada pelos sacerdotes, que se constituem nos primeiros professores profissionais.

A EDUCAÇÃO ORIENTAL

A transição dasociedade primitiva nômades para os primeiros estágios da civilização oriental, embora primitiva, mas com avanços na educação. Caracterizou-se no seguinte aspecto:

* Substituição da organização genética da sociedade por uma organização política;
* Formação de uma linguagem escrita e de uma literatura. Tinha como finalidade a reprodução e manutenção da cultura dominante através da educação.Este período teve grande importância, devido o surgimento da escrita, da cidade e do Estado. O que se evidencia nesse período histórico é o surgimento de uma sociedade letrada, que possibilitou o repensar sobre a organização social e posteriormente o surgimento da política.
Um dado relevante: a educação oriental preocupou-se em conservar e reproduzir o passado mediante a supressão daindividualidade.

A EDUCAÇÃO GREGA

É o berço da civilização e tem como representantes os filósofos Sócrates, Platão e Aristóteles. A educação grega tem como princípio o desenvolvimento individual de cada ser humano. Pensamento contrário ao da educação oriental.
Como resultado dessas características, os gregos formularam, pela primeira vez, aquele conceito de educação que nós ainda denominamos liberal. Éa educação digna do homem livre, que o habilita a tirar proveito de sua liberdade ou dela fazer uso.
Do ponto de vista da educação, o antigo Mediterrâneo, especialmente a Grécia, foi a origem da nossa tradição ocidental.
Foi de lá que vieram nossos modelos de cultura, arte, civilização. A escola se afirmava cada vez mais no centro da vida social dessa região.
O termo pedagogia é de origem gregae deriva da palavra paidagogos, nome dado aos escravos que conduziam as crianças à escola. Somente com o tempo, esse termo passa a ser utilizado para designar as reflexões feitas em torno da educação. Assim, a Grécia clássica pode ser considerada o berço da pedagogia, até porque é justamente na Grécia que tem início as primeiras reflexões acerca da ação pedagógica, reflexões que vão influenciarpor séculos a educação e a cultura ocidental.
O mundo antigo colocará como central essa figura de educador. Figura ativa na vida do indivíduo, sendo os protagonistas na formação do jovem.
Nesse período surgiram com os gregos, as ideias e conceitos sobre uma diversidade de aspectos, entre eles:

* A ideia de que a educação é a preparação para a cidadania;
* A ideia do desenvolvimento...
tracking img