Trabalho de parto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1750 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de parto
- resultado de uma combinação de fatores: controle fetal, alterações nos hormônios esteróides, produção de prostaglandinas, estimulação da ocitocina e alterações musculares uterinas.
Duração do trabalho de parto: Pode variar até aproximadamente 24 horas.
PARTO: Fenômenos Maternos
Os fenômenos maternos do parto compreendem as modificações do trato genital que se sucedem naevolução do processo parturitivo, que incluem o período de dilatação, o expulsivo e o da dequitação, além do quarto período de Greenberg (1946), representado pela primeira hora do parto.
Fase Pré-Parto:
O período que precede o parto em aproximadamente duas semanas, durante o qual se observa aumento na atividade uterina, denomina-se pré-parto.
Período de Dilatação:
O primeiro período do parto,dito de dilatação, inclui os processos de esvaecimento cervical, ou seja, a incorporação do canal cervical à cavidade uterina, e a cervicodilatação, pela qual o orifício do colo se amplia, gradativamente, para participar na formação do canal de parto e permitir a passagem da parte fetal que se apresenta. Taios modificações representam a continuação natural da formação e ampliação do segmentoinferior. Como regra, nas prima parturientes o como primeiro se esvaece, para então dilatar-se. Inicialmente, entreabre-se o orifício interno que se destina a dilatação progressiva. Nas multíparas o esvaecimento e a dilatação são concomitantes.estes fenimenos resultam da contratilidade uterina, que se decompões em três elementos: duração, freqüência e inte3nsidade. A contração do útero, aumentando atensão de suas paredes, promove um incremento na pressão interna do órgão; a resultante desta força atua sobre o canal cervical, impondo-lhe a dilatação.
Inicia com as contrações regulares e termina com a dilatação completa da cervix.
Período Expulsivo:
Completa a cervicodilatação, inicia-se o segundo período do parto, que culmina com a expulsão fetal.
Dequitação:
È o terceiro período doparto, começa imediatamente após a criança nascer, compreende o desprendimento, descida e expulsão da placenta e das membranas. O descolamento placentário ocorre em conseqüência das contrações uterinas que persistem após a expulsão fetal.
Quarto Período:
É a primeira hora que se sucede a expulsão dos anexos, é de fundamental importância nos processos hemostáticos.
Etapas:
1- Miotamponamento:imediatamente após a dequitação, a musculatura uterina se contrai, reduzindo o tamanho do órgão promovendo obliteração dos vasos sangrantes.
2- Trombotamponamento: formação de trombos que obliteram os grandes vasos uroplacentários.
3- Indiferença Miouterina: útero altera fases de contração e relaxamento.
4- Contração Uterina fixa: ao final da 1ª hora de dequitação, o útero apresenta-se firmementecontraído, completando o mecanismo de hemostasia.
Primeiros Sintomas do trabalho de Parto:
- Aclaramento: movimento do útero para baixo e para adiante, gradual ou abrupto- ocorre mais em primíparas.
- Dores do falso trabalho de parto: contrações mais ou menos regulares e incomodas, porém diminuem sem afetar a dilatação do colo. Braxton-Hicks que se tornam dolorosas. Indicam que o verdadeirotrabalho de parto esta próximo.
- Alterações na Cervix: torna-se mais macia e curta., ligeiramente dilatada.
- Vestígios de Sangue: corrimento cervical mucoide e viscoso rosa pálido ou listrado de sangue- expulsão da rolha mucosa. Trabalho de parto inicia geralmente 24 horas a 48 horas após a rolha mucoide.
- Ruptura de Membranas: saída de líquido claro da vagina. Geralmente rompe na porção da bolsaque fica sobre a abertura cervical. Se o trabalho de parto não inicial após a ruptura das membranas, deverá ser induzido no prazo de 24 horas.

MECANISMO DO PARTO
No seu transcurso através do canal parturitivo, impulsionado pela contratilidade uterina e pelos músculos da parede abdominal, o feto é comprimido a executar um certo número de movimentos que se denominam mecanismo do parto...
tracking img