Trabalho de (oohdm)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1236 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Graduação em Sistemas de Informação












Escopo de uma aplicação hipermídia baseado no modelo (OOHDM). Trabalho de Gerência de Segurança e Auditoria de Sistemas I.





Sistemas de Informação.
RESUMO


O presente relatório visa demonstrar o processo (escopo) de uma aplicação hipermídia baseado no modelo OOHDM (Object-Oriented Hypermedia Design Model), detalhandocada uma das etapas (Modelagem, Projeto Navegação, Design Abstrato da Interface).

Palavras-Chaves: relatório, escopo, aplicação, hipermídia, modelo (OOHDM) etapas (Modelagem, projeto Navegação, Design Abstrato da interface).


Abstract

This report aims to demonstrate the work process (scope) of a hypermedia application based on the model (OOHDM), detailing each step (Modeling, DesignNavigation Design Abstract Interface).

Key Words: report, scope, application, hypermedia model (OOHDM) steps (modeling, design Navigation Design Abstract interface).





Introdução

Com a disseminação em massa, desde a década de 80, de ambientes hipertexto e hipermídia, principalmente a Web, foi identificada a necessidade de elaborar métodos que estruturassem de maneira mais formal oprojeto de aplicações para esses ambientes. Com o desenvolvimento de aplicativos Web a cada dia mais complexos, muitas empresas e pessoas tem se interessado cada vez mais a entrarem no “novo mundo da computação”, que de forma coloquial é chamado de “mundo da Internet”. Os aplicativos Web, destinados a atender uma ampla variedade de domínios de informação, usam ainda diversas mídias como imagem,som, animações, além de proporcionarem que dados de conteúdo dinâmico sejam disponibilizados com extrema rapidez. Os aplicativos Web, que inicialmente eram somente de conteúdo textual, se tornam serviços completos. Assim, grandes e complexos aplicativos têm sido construídos, e seus projetos possuem níveis de dificuldade de desenvolvimento, manutenção, gerenciamento e controle de qualidade, muitosemelhantes aos de software convencionais. Um agravante é que muito do que tem sido feito para Web possui pouca disciplina e preocupação mínima com técnicas e métodos padronizados. Neste cenário, surge a necessidade de Engenharia para aplicativos que são construídos, considerando-se a Web – comumente denominada de Engenharia de Web. A Engenharia de Web não é um clone perfeito da Engenharia deSoftware, mas toma emprestado dela muitos conceitos e princípios fundamentais, enfatizando as mesmas atividades técnicas e de gestão.
Segundo Pressman (2006), Um certo número de métodos de projeto para aplicações na Web foi proposto na década passada, até agora, nenhum método simples conseguiu sobressair-se tanto como o (OOHDM), a seguir apresentaremos os conceitos básicos (OOHDM).Conceitos Básicos

Na modelagem hipermídia, os principais conceitos a serem assimilados são: hipertexto: sistema ou aplicativo que permite criar, manter e manipular trechos de informação (textos e gráficos) interligados de forma não-sequencial; multimídia: combinação de texto, gráficos, desenhos, imagens, áudio e vídeo em um conjunto ou apresentação exclusiva de computador; hipermídia: junçãodos tipos de dados da multimídia com os mecanismos e semânticas dos hipertextos; autoria: processo de integrar vários elementos de mídia para criar um programa interativo. O sistema utilizado para criar títulos hipermídia denomina-se software de autoria (exemplos: ToolBook, Autoware e Director)
O método OOHDM é um dos métodos de modelagem de aplicações hipermídia mais utilizadosatualmente. É verdade sim que ele é trabalhoso e penoso de ser realizado. Entretanto o resultado final é o que compensa. Um site modelado pelo OOHDM possui uma estrutura sólida e robusta, sem falar da documentação. Todo diagrama produzido em cada uma das fases do modelo OOHDM é uma excelente fonte de documentação. O OOHDM é apontado como um dos mais promissores métodos que já surgiram para este fim....
tracking img