Trabalho de nHistória

2520 palavras 11 páginas
Trabalho de História Econômica Geral

Prof. Elder Estevão de Mello

Acadêmicos:
Hermes Gonçalves
José Alberto Damm
Mozart Walker

Atividade 14

O Elo Mais Fraco

P: Comente a frase de Marx ´ salários baixos tornam possíveis altos lucros mas ao mesmo tempo tornam esse lucros impossíveis porque reduzem a procura por mercadorias ` ?

A fim de aumentar o total de lucro, os capitalistas são obrigados a acumular mais e mais capital, não há escolha, se a acumulação parar, então o total de lucro cai. Todo capitalista sabe disso. A concorrência no mercado ensinou-lhe que tem de economizar seu dinheiro e reinvestir somas sempre maiores no negócio - ou sucumbir na luta. Tem de acumular, acumular sempre, para que seu capital total possa aumentar suficientemente para derrotar a taxa de lucro decadente.
As pessoas bem intencionadas, que defendem o pagamento de maiores salários aos trabalhadores, esqueceram esse ponto. O capitalista, porém, sabe que quanto mais pagar a seus trabalhadores, tanto menor o lucro - o que significa a redução da acumulação, essencial â continuação do lucro - e não a sua intensificação. De seu ponto de vista, tal não deve ocorrer - porque, quando cessa a acumulação, cessam os lucros, portanto, pagando os menores salários que puder. Isso o deixa livre para continuar a política necessária de acumulação cada vez maior. Mas tal acumulação significa que uma quantidade sempre maior de mercadorias é lançada no mercado. E aqui passa ele à outra metade da contradição econômica, à falta de capacidade aquisitiva dos trabalhadores para absorver a produção. Pois salários baixos provocam a impossibilidade de comprar e pagar as mercadorias produzidas.
A análise de Marx se resume nisso: o capitalista tem de manter os lucros conservando baixos os salários; mas, com isso, destrói a capacidade aquisitiva de que depende a realização de lucros, sendo isso uma contradição insolúvel.

Ascensão do Moderno Capitalismo Europeu

P: Qual o objetivo da

Relacionados

  • RH - Segurança do Trabalho
    19296 palavras | 78 páginas