Trabalho de motores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1568 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DEFINIÇÃO DE ROTOR

Rotor é tudo que gira em torno de seu próprio eixo produzindo movimentos de rotação. Qualquer máquina rotativa, como turbinas, compressores, redutores, entre outros, possuem eixos rotativos apoiados em mancais de deslizamento, rolamento ou magnéticos. Esse conjunto é denominado de Rotor.



1. DEFINIÇÃO DE ESTATOR


Estator é a parte de um motor ou geradorelétrico que se mantém fixo à carcaça e tem por função conduzir energia elétrica, nos motores para rotacionar e nos geradores para transformar a energia cinética do induzido. Nas máquinas assíncronas e nas máquinas síncronas pequenas é nele que, assim como nas bobinas, é formado o campo magnético capaz de induzir no rotor uma corrente. É formado basicamente por ferro tratado termicamente e dotado deranhuras (também chamados de canais) no seu interior onde sao alojados as bobinas, e na sua face externa observa-se que possui aletas para melhor dissipação do calor.


[pic]






2. QUAL A FINALIDADE DO EIXO?


É também sobre a sua estrutura que é montado todo o resto do rotor e do sistema de ventilação do motor e disponibilizar a energia mecânicafornecida pelo motor na ponta do eixo.






3. PORQUE NO MOTOR OS ENROLAMENTOS SÃO DEFASADOS DE 90°?

Os enrolamentos serão percorridos por duas correntes defasadas entre si de 90°, fazendo aparecer dois campos magnéticos igualmente defasados de 90° entre si.


4. COMO É INVERTIDA A ROTAÇÃO DO MOTOR MONOFASICO.

Para a mudança do sentido de rotação, basta inverter as ligaçõesnos porta-escovas, ou as ligações das bobinas do campo indutor, quando a colagem de ligações ao coletor, são equivalentes aos dois sentidos.



5. QUAL A FINALIDADE DA CARCAÇA NO MOTOR?

A função da carcaça é conter todo o conjunto rotativo, composto pelo eixo e pelas palhetas, e dar boas condições aos bocais fixos. A carcaça permite também identificar grande parte de suas dimensõesmecânicas.
Embora a função seja simples, o projeto mecânico da carcaça é bastante complexo e crítico para o bom funcionamento motor o tamanho da carcaça é definido pela potência e rotação do motor a principal razão disto, é a alta temperatura a que ela é exposta, e as pequenas folgas entre as partes fixas e as partes rotativas.



6. QUAL A DIFERENÇA DA LIGAÇÃO “E” DA LIGAÇÃO “Y”.Dependendo da ligação realizada no motor, ele é usado em tensão diferente, a ligação E tambem chamada de triangulo e a Y ta,be, chamada de estrela.

1 triângulo -- 440 V
1 estrela -- 760 V
2 triângulos -- 220 V
2 estrelas -- 380 V
Ou então para reduzir a corrente de partida.



7. O QUE SIGNIFICA A SIGLA “FS” NA PLACA DE IDENTIFICAÇÃO NO MOTOR TRIFASICO?


Fator de serviço.9. EM QUAL LIGAÇÃO A CORRENTE DE LINHA É IGUAL A CORRENTE DE FASE?


Na ligação Triângulo, a tensão de Linha é igual á tensão de fase.




10. QUAIS SÃO OS TIPOS DE PERDA QUE PODEM OCORRER NO MOTOR ELÉTROCOS.


Basicamente são perdas de quatro tipos:
Perdas no ferro ou no núcleo: Calor gerado no núcleo magnético devido ás variações no fluxomagnético do motor (rotor e estator). As variações de fluxo induzem correntes no núcleo e estas correntes aquecem o mesmo. Estas perdas podem ser reduzidas ao se construir o núcleo não maciço, mas laminado e com um verniz isolante entre as laminas.
Perdas no cobre ou nos enrolamentos: Calor gerado nos enrolamentos pela circulação da corrente em um condutor de resistência diferente de zero.Estas perdas podem ser reduzidas aumentando-se a seção reta dos condutores, mas cobre é muito caro, e as dimensões dos motores aumentam.
Perdas na ventilação: para dissipar o calor e evitar a elevação de temperatura, normalmente os motores têm acoplado diretamente no eixo uma ventoinha para forçar a circulação de ar em dissipadores na carcaça do motor. Esta energia gasta na ventilação é...
tracking img