Trabalho de motores de combustão interna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4005 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MOTOS BI-COMBUSTÍVEL 2011
A tecnologia bicombustível (Flex), que se vê nos carros atualmente, foi aplicada a motos. Motocicletas podem utilizar dois tipos de combustível. Essa tecnologia é chamada de Mix, porém, o nome está como FLEX (Flex Fuel Motorcycle). A campanha 2011 da empresa responsável é intitulada de “Flex 2011 – Uma iniciativa verde e amarela para um planeta mais azul”.
A principalideia é oferecer a opção do Etanol (álcool), que é um combustível renovável e ecológico, para motos. O combustível padrão, gasolina, também pode ser utilizado.
A motocicleta trabalha com a tecnologia Mix Fuel Injection, que é a possibilidade de se utilizar gasolina ou álcool em qualquer proporção. Lembrando que em ambientes com temperatura abaixo de 15º, a recomendação é utilizar um pouco degasolina para ajudar na hora de dar partida no motor. O motor OHC150cc, com injeção eletrônica PGM-FI garante respostas mais rápidas, aceleração progressiva e economia de combustível. Há um modelo de moto ON-OFF-Road, que vem equipada com pneus de uso misto, garantindo estabilidade e segurança tanto na cidade quanto nas estradas não pavimentadas.

MOTO POPULAR COM SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRÔNICAO motor é alimentado por sistema de injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection), gera respostas mais imediatas ao comando do acelerador, em qualquer situação de uso, e resulta em acelerações mais progressivas e lineares. A tecnologia, aliada ao catalisador e ao sensor de oxigênio instalado no sistema de exaustão da motocicleta, faz com que ela atenda à terceira fase do Promot(Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares), em níveis bem abaixo dos limites estabelecidos pela legislação.
  O motor 125cc com injeção eletrônica PGM-FI já é utilizado, com sucesso, desde 2003 em países como Tailândia, Indonésia e Vietnã. A empresa responsável aplicou este sistema em diversos modelos de sua linha nacional e importada. Capacitou profissionais comtreinamentos para atender estes modelos, cuja manutenção é simples e de baixo custo ao consumidor.

DETALHES TÉCNICOS
Motor OHC, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar
Cilindrada 124,9 cc
Potência Máxima 6,7 kW (9,1 CV) a 7.500 rpm
Torque Máximo 10,4 N.m (1,06 kgf.m) a 3.500 rpm
Diâmetro x Curso 52,4 x 57,9 mm
Sistema de Alimentação Injeção Eletrônica PGM-FI
Relação de Compressão 9,3 : 1Ignição Eletrônica
Bateria 12V – 4 Ah (10 horas)

Além de contribuir com a preservação do meio ambiente, a injeção eletrônica PGM-FI proporciona um funcionamento mais uniforme do motor, respostas mais imediata ao comando do acelerador e uma marcha lenta constante, dispensando o uso do afogador. Outro ponto positivo é o consumo de combustível, reduzido em 6,8% quando comparado ao modeloanterior.
PGM-FI – PROGRAMA DE INJEÇÃO COMBUSTÍVEL
PGM-FI (Programa de Injeção de Combustível) é um sistema de injeção eletrônica de combustível  utilizados em automóveis, motocicletas e até nos carros da Fórmula 1. Em motocicletas, este sistema substituiu o sistema convencional com carburador.
O sistema PGM-Fi funciona injetando a quantidade correta de combustível por cilindro em cada motorespecifico, isso quer dizer que cada motor tem sua quantidade. A ECU (unidade de controle do motor) possui vários sensores que medem a temperatura de todo o motor, com base na leitura e na posição atual do acelerador, calcula a quantidade de ar e combustível que deve ser misturada para um ótimo desempenho.
As grandes vantagens deste sistema são as seguintes:
* Em dias de baixas temperaturas, não énecessário que use do método de esquentar o motor antes de sair, pois a ECU calcula a mistura necessária para que o motor funcione corretamente como em um dia qualquer;
* Corta o combustível nas frenagens e em descidas, quando o acelerador se mantém fechado;
* Garante maior economia no combustível.
LOCALIZAÇÃO DO SISTEMA
O sistema PGM-FI é formado pelos seguintes componentes: injetor,...
tracking img