TRABALHO DE Microbiologia e Parasiotologia

1064 palavras 5 páginas
AUXILIAR DE ENFERMAGEM
MÓDULO I

ÁUREA LÚCIA OLIVEIRA
BIANCA DE ALBUQUERQUE LINS
ROBSON MARIANO MACHADO
ROSEMERE SOUZA MATOS

MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA

“PNEUMONIA“

São Paulo – SP
2015

ÁUREA LÚCIA OLIVEIRA
BIANCA DE ALBUQUERQUE LINS
ROBSON MARIANO MACHADO
ROSEMERE SOUZA MATOS

“PNEUMONIA“

Trabalho de complemento apresentado ao curso de Auxiliar de Enfermagem da Escola técnica Sequencial com requisito parcial para conclusão do módulo I

Orientador: Profº Pedro Sakamoto

São Paulo – SP
2015

Introdução 4
Definição de Pneumonia 5
Transmissão 5
Sinais da Pneumonia 6
Tipos 6
Principais Sintomas da Pneumonia…………………………………………………………………………………7
Diagnósticos da pneumonia 8
Prevenção 9
Tratamento da pneumonia 10
Cuidados da Enfermagem 11
Conclusão 12
Bibliografia 13

Introdução

A cada ano, dois milhões de casos de pneumonia ocorrem no Brasil e mais de 33.000 brasileiros morrem por pneumonia. E embora seja uma preocupação especial para idosos e aqueles com doenças crônicas, ela também pode acometer pessoas jovens e saudáveis.

Definição de Pneumonia

Pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões (órgão duplo localizado um de cada lado da caixa torácica). Pode acometer a região dos alvéolos (pequenas estruturas localizadas no final dos bronquíolos) pulmonares onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios e, às vezes, os interstícios(espaço entre o alvéolo e outro).

Transmissão

A transmissão de pneumonia bacteriana é muito difícil , na verdade, não existe uma resposta simples. Em geral, pneumonia não é uma doença contagiosa. Porém, existe exceções, há alguns tipos especiais de pneumonia que podem ser transmitidas de uma pessoa a outra, como pneumonias de origem viral e algumas formas de pneumonia bacteriana.
E importante destacar, porém, que a maioria das pessoas que entra em contato com paciente que esteja doente com uma forma contagiosa de pneumonia não desenvolve pneumonia.
Sinais da Pneumonia

Relacionados

  • Direito
    3756 palavras | 16 páginas