Trabalho de micro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3641 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
IV JCEA - Campo Grande, MS, Brasil, 6 a 8 de outubro de 2004

Competitividade – Uma abordagem do ponto de vista teó rico
Anderson Teixeira Benites (UFMS) – atbenites@yahoo.com.br Luciano Mendes Valério– UFMS

Resumo: Em decorrência das transformações nas relações econômicas mundiais, a competitividade ganhou status de garantidora da existência das empresas no escopo competitivo. O conceitode competitividade discutido atualmente segue, em sua maioria, a definição proposta por Michael Porter, importante í cone dos princí pios fundamentais da competitividade. Diante da estrutura de mercado, as empresas assumem um comportamento, através de ações (conduta), onde são tomadas decisões estratégicas. Diante da configuração econômica atual, este artigo visa estudar a competitividade comofunção da conformação de estratégias das empresas ao padrão de concorrência vigente nos mercados, cujos fatores preponderantes estão, constantemente, sendo substituí dos por determinantes que agregam maior valor, isto denota a noção de dinamicidade das vantagens competitivas. Palavras-chaves:Competitividade, Vantagem Competitiva, Desempenho. Introdução A competitividade é um dos princí pios da economialiberal que teve como principais precursores David Ricardo e Adam Smith (ANDRIOLI, 2003). De acordo com Smith, a idéia básica da concorrência é que, uma vez competindo entre si, os atores envolvidos automaticamente estariam contribuindo para o progresso geral da sociedade. Ricardo aborda a competitividade através da análise das vantagens comparativas, que se baseia no estabelecimento de umprocesso de intercâmbio, onde os envolvidos nas transações são mutuamente beneficiados nas relações. Em decorrência das transformações nas relações econômicas mundiais, a competitividade ganhou status de garantidora da existência das empresas no escopo competitivo. Com isso, as empresas passaram a gerir suas competências, adequando seus recursos, para geração e manutenção de vantagem competitiva,administrando a evolução de sua participação no setor, em ní veis mundiais ou locais, onde atua. De acordo com Arrighi (1996), a partir do final da década de 70, a mobilidade geográfica do capital alterou significativamente a organização dos processos de produção e troca mundiais. Os agentes econômicos passaram a investir de forma a garantir maior flexibilidade e liberdade de escolha, tendo como objetivoprincipal, o lucro. Através da flexibilidade ilimitada e a capacidade de mudança e adaptação financeira, os paí ses periféricos sentiram mais os efeitos na economia por não terem capacidade de reação, ficando a mercê da estrutura de preço e consumo impostos pelo sistema econômico mundial. A tendência aparente de centralização econômica em grandes corporações e segmentos lí deres do agronegócio,seguramente introduziu vetores importantes nas novas estratégias de competitividade, modificando estruturas ou até mesmo, criando e determinando novos fatores, como por exemplo, o aparecimento de fatores não vinculados a preço como fontes determinantes da competitividade.

IV JCEA - Campo Grande, MS, Brasil, 6 a 8 de outubro de 2004

Diante da configuração econômica atual, procura-se estudar acompetitividade como função da conformação de estratégias das empresas ao padrão de concorrência vigente nos mercados, cujos fatores preponderantes estão, constantemente, sendo substituí dos por determinantes que agregam maior valor, isto denota a noção de dinamicidade das vantagens competitivas. Para Furtado (1999), os investimentos em inovação nos processos produtivos, marketing e demaisatividades geradoras de valor indicam a capacidade de ação estratégica da empresa.

Conceito de Competitividade O conceito de competitividade discutido atualmente segue, em sua maioria, a definição proposta por Michael Porter, importante í cone dos princí pios fundamentais da competitividade. Segundo Porter (1993), a competitividade é a habilidade ou talento resultantes de conhecimentos adquiridos...
tracking img