Trabalho de metrologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4469 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA

ALCELI AMORIM DA SILVA

RAYANA

--

--

TRABALHO DE METROLOGIA

MANAUS

2009

ALCELI AMORIM DA SILVA

RAYANA

--

--

TRABALHO DE METROLOGIA: RÉGUAS GRADUADAS, PAQUÍMETROS, MICRÔMETROS E GONIÔMETROS

Trabalho apresentado como exigência para obtenção de nota parcial do Cursode Tecnologia Mecânica na matéria Metrologia, Escola Superior de Tecnologia

EST – MANAUS
2009
INTRODUÇÃO

A exatidão relativa das medidas depende da qualidade dos instrumentos de medição empregados. Assim, a tomada de um comprimento com um metro defeituoso dará resultado duvidoso, sujeito a contestações. Portanto, para a tomada de uma medida, é indispensável que o instrumentoesteja, aferido e que a sua aproximação permita avaliar a grandeza em causa, com a precisão exigida.

Um instrumento de medição é um dispositivo utilizado para uma medição, sozinho ou em conjunto com dispositivos complementares.

Uma medida materializada é um dispositivo destinado a reproduzir ou fornecer, de maneira permanente durante seu uso, um ou mais valores conhecidos de umadada grandeza.

Uma medida materializada "concretiza" o conceito de uma unidade de medir de determinada grandeza. O Metro é "o comprimento do trajeto percorrido pela luz no vácuo, durante um intervalo de tempo de 1/299.792.458 de segundo". O que se faz é pegar o comprimento assim definido e materializá-lo numa barra feita de um material adequado. Pode-se, depois, marcar sobre ela umaescala decimal, materializando assim, também os seus submúltiplos.

Um metro comercial (desses usados para medir tecido) é um bom exemplo de medida materializada. Portanto, é perfeitamente possível realizar medições usando uma medida materializada. De qualquer modo, a medida materializada apresenta sempre valores fixos de uma determinada grandeza.

Um instrumento de medição éum pouco mais complexo e em geral é utilizado para a medição de grandezas para as quais não é possível, suficiente ou conveniente utilizar apenas a medida materializada. Existe uma gama extremamente variada desses instrumentos.

Neste trabalho trataremos exclusivamente de quatro destes instrumentos: Régua graduada, paquímetro, micrômetro e goniômetro.

Procuramos inserir omáximo de informações quanto à nomenclatura, tipos, usos e aplicações, e cuidados pertinentes à tais instrumentos. Esperamos ter alcançado nosso objetivo.

ÍNDICE

RÉGUA GRADUADA

A régua graduada, o metro articulado e a trena são os mais simples entre os instrumentos de medida linear. A régua apresenta-se, normalmente, em forma de lâmina de aço-carbono ou de aço inoxidável. Nessalâmina estão gravadas as medidas em centímetro (cm) e milímetro (mm), conforme o sistema métrico, ou em polegada e suas frações, conforme o sistema inglês.

[pic]

Utiliza-se a régua graduada nas medições com “erro admissível” superior à menor graduação. Normalmente, essa graduação equivale a 0,5 mm ou 1/32".

As réguas graduadas apresentam-se nas dimensões de 150, 200, 250, 300,500, 600, 1000, 1500, 2000 e 3000 mm. As mais usadas na oficina são as de 150 mm (6") e 300 mm (12").

Tipos e usos

Régua de encosto interno

Destinada a medições que apresentem faces internas de referência.

[pic]

Régua sem encosto

Nesse caso, devemos subtrair do resultado o valor do ponto de referência.

[pic]Régua com encosto

Destinada à medição de comprimento a partir de uma face externa, a qual é utilizada como encosto.

[pic]

Régua de profundidade

Utilizada nas medições de canais ou rebaixos internos.

[pic]

Régua de dois encostos

Dotada de duas escalas: uma com referência interna e outra com referência externa. É...
tracking img