Trabalho de mecanica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (787 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
VELOCIDADE X MARCAS DE FRENAGEM X MARCAS DE DERRAPAGEM
LUCIANO VALERIO L. SOARES- Perito
igptec@gmail.com
www.pericia.net

" Ao avistar um obstáculo na pista a 50 m, um motorista leva em média1 segundo para pisar no freio.

Nesse tempo, o veículo a 40 km/h anda cerca de 12m. Após acionar o freio percorre ainda mais 10m até a frenagem completa, perfazendo um total de 21m. Neste caso, oveículo pararia a uma distância segura de um obstáculo.

Quando o veículo está a 60 km/h a distância de frenagem aumenta para 40m, e ele pára próximo ao obstáculo.

A 100 km/h o veículo precisa de100 m para a frenagem completa, o que resulta em um acidente grave, possivelmente com vítima fatal ..."

A percepção de que quanto mais alta a velocidade do veículo, maior o dano imprimido ao pedestrepode parecer por demais óbvia para demandar averiguação científica. Ainda assim, tal relação tem tido vasta documentação na literatura nas áreas de trânsito e transportes. O National Highway TrafficSafety Administration (NHTSA) identificou mais de 600 referências consideradas relevantes, com o objetivo de reafirmar e quantificar a relação velocidade do veículo–gravidade dos atropelamentos10.Dentre estes, destacam-se os estudos do Fatal Accident Report System (FARS), que revelam tanto a relação direta da mortalidade–velocidade quanto os efeitos em diferentes grupos etários, demonstrando aextrema vulnerabilidade de pedestres acima de 65 anos de idade. O Departament of Transport Traffic britânico comprova a relação entre a velocidade do veículo no impacto e a gravidade das lesões11 emestudo que demonstra que:

• a 32km/h - 5% dos pedestres atingidos morrem, 65% sofrem lesões e 30% sobrevivem ilesos;

• a 48km/h - 45% morrem, 50% sofrem lesões e 5% sobrevivem ilesos;

• a 64km/h- 85% morrem e os 15% restantes sofrem algum tipo de lesão.

O cálculo da velocidade de frenagem tem como base a distância das marcas de frenagem, resultante da fase de roda travada. Logo, a...
tracking img