Trabalho de marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1794 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Marketing Empresarial

Introdução ao Conceito de Marketing
A idéia central de marketing é criar uma compatibilidade entre as capacidades de uma empresa e as necessidades e desejos dos consumidores a fim de atingir os objetivos de ambas as partes. Fazer marketing é não apenas uma forma de crescer no mercado, mas também de sobreviver no mesmo, dessa forma é necessário satisfazer os clientes paratê-lo sempre de volta.
Existe um relacionamento entre empresas e clientes que ao longo do tempo evolui, para se adaptar às condições econômicas do momento. As três principais formas de relacionamento são: orientação para produto, orientação para vendas e para mercado.
Para compreender orientação para produto é necessário pensar em relações econômicas muito mais simples do que as que existematualmente, dessa forma o produtor é o único responsável pelo formato do produto, ou seja, um produto bom é aquele que o produtor considera que seja, a vontade do consumidor não é considerada.
Com a saturação da orientação para produto, surge a orientação para vendas, que parte do princípio que os clientes não irão comprar sem uma motivação externa muito forte e mesmo que comprem, não comprarãotanto quando poderiam.
Assim a idéia é que sempre é possível vender mais, dessa forma pode ser utilizada uma equipe de vendedores agressivos, campanhas de propaganda e esquemas de promoções ousados, então os desejos e as necessidades dos consumidores não têm quase relevância.
Surge a saturação da orientação para vendas e a mais nova forma de relacionamento é a orientação para mercado, nessaabordagem a necessidades e desejos dos consumidores são guias para o desenvolvimento dos produtos, os mesmos são ouvidos através de pesquisas. A empresa almeja conquistar a fidelidade do cliente.
Como o relacionamento entre empresas e clientes esta sempre em evolução, existe também a convivência de dois paradigmas, o marketing transacional e o marketing relacional.
Marketing transacional tem focoem trocas momentâneas, que são individuais e isoladas que satisfazem às necessidades do cliente, e tendem a concentrar mais atenção na atração de novos clientes para futuras trocas do que estimular trocas adicionais para desenvolver relacionamentos mais estreitos com os clientes. No marketing de relacionamento, as empresas estabelecem e mantém relacionamentos a longo prazo, mutuamente benéficosentre seus clientes, empregados e outros grupos de interesse.
A tendência atual é que a maioria das empresas deve promover a combinação adequada dessas abordagens, dependendo do mercado que atuam. As empresas que vendem para grandes mercados o marketing transacional é mais interessante, enquanto as empresas com menor número de clientes podem dar foco no marketing de relacionamento.

MercadosMercado pode ser considerado o conjunto de todos os compradores, efetivos e potenciais de uma oferta. Pode ser visto de várias formas: mercado potencial e mercado existente, mercado sob o ponto de vista estratégico e sob o ponto de vista tático.
Para que exista um mercado são necessárias três condições básicas, que são: que o consumidor perceba a existência de uma necessidade, que exista pelomenos um produto para satisfazê-la e que exista a capacidade de comprar.
O ambiente de marketing oferece oportunidades e ameaças, que as empresas devem ficar atentas, isso consiste em forças externas, que afetam a capacidade de administração do marketing, desenvolver e manter relacionamentos bem-sucedidos com seus clientes.
O ambiente pode ser definido como interno e externo. Para o interno,microambiente, se trata de forças mais próximas às empresas que afetam a capacidade de atender as necessidades dos clientes, são eles: empresa, fornecedores, clientes, canal de distribuição, etc. O externo, macroambiente, são as variáveis que não podem ser controladas pela empresa, são elas: demografia, cultura, economia, política, tecnologia e natureza.
Com a análise do ambiente, é possível...
tracking img