Trabalho de marketing sobre o dsast

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2309 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
FACULDADE DE COMUNICAÇÃO
INTRODUÇÃO AO MARKETING
DOCENTE: DÉLCIA VIDAL
DISCENTE: TAYÃ QUEIROZ

ANÁLISE E PROPOSTAS DE MELHORIAS DA COMUNICAÇÃO E MARKETING DO DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL E SAÚDE DO TRABALHADOR

BRASÍLIA
SETEMBRO DE 2012
1. DADOS GERAIS E ADMINISTRATIVOS

O Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador(DSAST) foi instituído no âmbito da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde em 2009. Sua origem advém da união entre duas coordenações, a Coordenação Geral de Vigilância em Saúde Ambiental (CGVAM) e a Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador (CGSAT). Esta união é pautada na política de integração das ações das diversas áreas da SVS.
Suas competências englobam questões deextrema relevância no cenário nacional. À CGVAM, por exemplo, compete a vigilância da qualidade da água para consumo humano com apoio das Secretarias de Estado, Distrito Federal e Municípios, e também desenvolver ações quanto à ocorrência de desastres no território brasileiro, ou seja, quando um desastre natural (deslizamentos, chuva excessiva, surtos epidemiológicos...) ou provocado pelo serhumano (acidentes nucleares, acidentes químicos em indústrias...) ocorrer, e a União for convocada para apoio, a CGVAM dará as diretrizes para a atuação do setor saúde e de outros setores não-saúde, como a Defesa Civil e as Forças Armadas . Outra competência da CGVAM é a de identificar, analisar e promover saúde a populações suscetíveis à contaminação química pelo solo ou ar. Já a CGSAT, atua noambiente de trabalho, visando proteger, prevenir e promover a saúde do trabalhador, reduzindo a ocorrência de morbimortalidade em favor do processo produtivo e de desenvolvimento.
A estrutura organizacional do DSAST compreende diversas áreas técnicas diretas e transversais à sua atuação, o que demanda uma grande quantidade de profissionais com especialidades distintas. Suas áreas abrangem a DiretoriaGeral, a CGVAM e o CGSAT, sendo um diretor, dois coordenadores, suas devidas secretárias, e assessores. Transversal à atuação, se encontra a área de Análise de Situação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador - ASISAST, que produz analise de situação de saúde e integra as informações do departamento (esta é a área de maior relevância para a comunicação). Outras áreas transversais são o Núcleo deDesenvolvimento Sustentável, o Núcleo de Gestão do Conhecimento, o Núcleo de Planejamento, e o Núcleo Administrativo. A CGVAM, entretanto, para melhor operacionalizar suas ações, se divide em três áreas técnicas, o VIGIDESASTRES, o VIGIAGUA e o VIGIPEQ. Portanto, a estrutura do DSAST é mais complexa do que sugere seu nome, onde estão empregados mais de 80 funcionários. A figura a seguir se tratado organograma funcional do DSAST.

Foram definidas, por meio de um planejamento estratégico e participativo, a Missão e Visão do Departamento. Sendo as mesmas:

Missão: formular, regular e fomentar políticas de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador de forma a eliminar e minimizar riscos, prevenir doenças e agravos, intervindo nos determinantes do processo saúde-doença,decorrentes dos modelos de desenvolvimento, dos processos produtivos e da exposição ambiental, visando à promoção da saúde da população.

Visão: ter competência de produzir análise de situação de saúde sobre vulnerabilidades socioambientais para o planejamento de ações e serviços de saúde.

2. ÁREA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING

3.1 PERFIL

Em virtude da ausência de uma área específica decomunicação, este trabalho se focará no ASISAST, por se tratar do gestor da informação e de analises, por ser a área que divulga informação de relevância ao departamento, e por gerir o Painel de Informações em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador – PISAST, uma espécie de site/banco de dados, que divulga informações do departamento para todo o território brasileiro.
O ASISAST emprega dois...
tracking img