Trabalho de marcas e patentes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1661 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROPRIEDADE INDUSTRIAL
MARCAS E PATENTES
Carlos Eduardo
Jenifer Schmitt
José Victor
Marieta


1. RESUMO
Ao fazer a criação de algo novo, diferente e atual é necessário utilizar tempo (abrir mão de outras atividades, como por exemplo, trabalhos com remuneração garantida, diversão e lazer, entre outros), se esforçar para inovar, investir emferramentas como materiais utilizados na elaboração, aprimoramento intelectual (cursos para capacitação, palestras) que por ventura possam ser indispensáveis.
Porém todo esse trabalho e esforço precisam ser protegidos e para isso faz-se necessário à intervenção do Estado através do registro das Marcas e Patentes, oferecendo monopólio às criações industriais, e punindo quem possa vir a copiá-la eutilizá-la em seu favor prejudicando o verdadeiro autor.
Em nossa pesquisa optamos em uma estamparia que começou fazem apenas dois meses, mas já está com um número razoável de vendas e fica situada no norte da ilha, em Ingleses, Florianópolis/SC. A proprietária Taís Verdade cria desenhos personalizados em camisetas, tais como: caricaturas, Cartoon, animais de estimação e personalizacamisetas para eventos. A mesma já reconheceu o valor de ter seus desenhos patenteados e entende a responsabilidade que tem se usar um desenho de outra pessoa sem autorização.


2. PALAVRAS CHAVE:
Marcas, patentes, propriedade, criação.


3. INTRODUÇÃO:
FALTA














4. MARCAS
Marca, Segundo a lei brasileira é todo distintivo visualmenteperceptível, que identifica e distingue produtos e serviços, bem como certifica os conformes dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas. A marca registrada garante o seu proprietário o direito do uso exclusivo no território nacional em seu ramo de atividade econômica. Alem disso sua percepção junto ao consumidor pode causar agregação de valor junto ao produto.


Antes desolicitar o pedido de marca, é importante definir a natureza do uso da marca e a sua forma de apresentação.


Motivos para se registrar a Marca


O registro da marca garante exclusividade da marca do empresário e protege contra terceiros que queiram usa seu nome igual ou semelhante, Uma marca registrada da uso exclusivo desse nome permitindo a seu dono




- Criar umativo intangível para companhia
- Outorgar licenças, franquias e obter privilégios
- Diferenciar pela competência
- Protege-se frente a terceiros que estejam usando um nome igual ou similar
- Proteger o nome ou domínio na internet
- Impedir que outros tentem registrar uma marca semelhante a sua
- Ter prioridade frente a terceiros que queiram registrar suamarca, em países nos quais você não tem registrada.


O registro da marca tem uma duração de 10 anos, a partir de sua concessão .Após os dez anos o registro pode ser prorrogado por mais dez anos e assim sucessivamente.





5. PATENTES
As criações são de extrema importância para a história da humanidade, responsáveis pela evolução da raça humana e o avanço da ciênciaatravés do trabalho criativo de pensadores, que proporcionaram à sociedade e à ciência substrato para o progresso. É a inovação que difere tempos modernos e antigos, pessoas, classes sociais, é a atitude agregada com conhecimento e criatividade que fazem as pessoas trabalharem em cima de uma criação.
Caso seja copiada uma criação, a infrator sofrerá punições. Isso permite que o criador tenhasegurança e possa ter um retorno financeiro a um trabalho inventivo e ao desenvolvimento da técnica assegurado por Lei aos criadores, podendo ser descrito também como forma de incentivo à pesquisa e a técnica. Apenas vale ressaltar que é preciso que o criador tenha a responsabilidade de registrar sua marca, fazer uma patente e uma invenção, visto que na ausência de registro, o empresário corre...
tracking img