Trabalho de lpi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (427 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UMEP Acácio de Paula Leite Sampaio
Anexo: UMEP Fernando Costa








Lei de Modernização dos Portos.
Nº 8.630 de 25/02/1993

VANTAGENS E DESVANTAGENS





Logística PortuáriaIntegrada.

Professor George Barone




Turma: 3LD – Noturno
Nome: Tiago de Paula Ribeiro......... Nº 22






Lei de Modernização dos Portos - 8.630, de25/2/93___________________________________________


Com a modernização dos portos, iniciada há exatos 15 anos, a principalconseqüência foi o desemprego em massa, com a diminuição da mão-de-obra avulsa no cais. Quem afirma é o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Bloco, Josimar Bezerra Menezes. Para ele, hoje,se tornou inviável tentar mudar essa situação, em razão dos avanços tecnológicos. "O trabalho que se fazia com as mãos, agora são as máquinas que fazem", diz.





Segundo Menezes, antes dasmudanças estruturais ocorridas no Porto de Santos, havia cerca de 700 a 800 trabalhadores no bloco. Atualmente, com a modernização, existe em torno de 500 funcionários. Os trabalhadores de bloco,como são chamados os avulsos portuários, tiveram uma redução de 35% no número total.


Menezes lembra que o serviço de arrumação das cargas que era feito por seis ou oito homens. Agora, érealizado por três ou quatro trabalhadores. Segundo o líder sindical, é visível que os portuários avulsos tiveram uma grande perda de postos de trabalho no cais.


O lado positivo, segundo ele, é quepassaram a trabalhar com maior segurança e têm maiores garantias de emprego. São todos registrados e gozam dos direitos previstos na lei. "Com a modernização, os trabalhadores portuários foramsindicalizados, podendo intervir pelos seus direitos, tendo chance de crescer junto com o cais. Temos maiores garantias de empregos, trabalhamos com




Lei de Modernização dos Portos – Nº 8.630, de...
tracking img