Trabalho de logística - óleo de capaíba

989 palavras 4 páginas
1. INTRODUÇÃO
Retirado de um árvore nativa da Amazônia, o óleo de copaíba é aplicado principalmente na composição de produtos medicinais além de ser muito utilizado na indústria européia de perfumes, vernizes e na restauração de quadros.
O município amazonense de Apuí se destaca na produção comercial do produto, é o ponto de partida na elaboração do projeto logístico de exportação das fragrâncias até o nosso destino final, sua fábrica na suíça.
Os 400kg de óleo que serão transportados deverão passar pelo município de Cotia em São Paulo para serem utilizadas como matéria prima na composição de fragrâncias. Então, as fragrâncias deverão seguir o seu trajeto para a fábrica em Genebra.
Neste trabalho iremos apresentar as os modais mais adequados para a realização do percurso, os trajetos utilizados, as embalagens necessárias para a conservação da integridade do produto e a forma mais eficiente para a entrega da matéria prima.

2. DESENVOLVIMENTO
A copaíba (Copaifera) tem seu nome extraído do idioma tupi do Brasil. Uma árvore resinosa originária da América do Sul e da África Ocidental que fornece um bálsamo ou óleo de copaíba, um líquido transparente e terapêutico obtido mediante perfurações no tronco da árvore.
A copaíba, conhecida como o antibiótico da mata, é uma das plantas medicinais mais usadas na Amazônia, principalmente para tratar inflamações. Já na indústria seu óleo é utilizado principalmente como fixador para perfumes e como solvente para tintas e vernizes.

Para realizar a extração do óleo de copaíba é preciso tomar certos cuidados pois a árvore ocorre em pouca quantidade na floresta. Além disso, o IBAMA exige um plano de manejo informando a área a ser trabalhada, o número de árvores a serem furadas e a forma de extração do óleo.
Com a ajuda de um trado, a árvore é perfurada até o centro do caule, assim o óleo escoa conduzido por um cano até uma vasilha no chão. Tal processo pode chegar a durar dias. Conforme o óleo vai sendo

Relacionados