Trabalho de logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1203 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESÍDUOS – Cargill lança programa de reciclagem de óleo de cozinha
Publicado em 11 de janeiro de 2011
A Cargill apresenta o Programa “Ação Renove o Meio Ambiente”, uma iniciativa coordenada pela empresa para reciclagem de óleo de cozinha pós-consumo e posterior destino à reciclagem na produção de biodiesel.
Liderada sob a marca Liza, serão distribuídos displays coletores de óleo usado, deforma a potencializar o envolvimento de empresas, setor público, terceiro setor e consumidores em um compromisso conjunto a favor da qualidade de vida e da preservação do meio ambiente. As primeiras parcerias estão sendo estabelecidas com a Sabesp, Carrefour, Bioauto e ONG Trevo, com a distribuição de pontos de coleta em mais de 140 localidades no Estado de São Paulo.
Atualmente, o Brasil produz 3bilhões de litros de óleo vegetal comestível por ano, segundo levantamento feito pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove). Diante desse cenário, a marca Liza, alinhada com a estratégia de negócio da Cargill, iniciou um programa com o objetivo de dar o destino adequado ao óleo usado.
“Nesse novo momento, a marca busca oportunidades de contribuir de forma efetiva com apreservação ambiental, com ações de sustentabilidade ligadas a sua cadeia produtiva que vão ao encontro da conscientização socioambiental do consumidor e da estratégia de atuação e inovação da companhia”, explica Marcelo Martins, presidente da Cargill no Brasil.
São Paulo foi o Estado escolhido para lançamento do programa por questões relacionadas ao volume de consumo de óleo e logística de coleta.Trata-se da região que mais consome óleo e azeite no Brasil, com um volume mensal de compra de aproximadamente 20,2 milhões de litros, segundo dados Nielsen referentes aos últimos 12 meses.
Além desse motivo, foi considerada a presença mais representativa das empresas especializadas na coleta e processamento deste óleo, fator que auxiliará a concretização da fase inicial do programa.
De acordocom a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), cada litro de óleo despejado em rios ou lagos polui mais de 25 mil litros de água. Além disso, o óleo pode causar entupimento da rede de esgoto ao agir como aglutinante de lixo indevidamente jogado no vaso sanitário, além de impermeabilizar o solo e gerar mau cheiro quando descartado de maneira inadequada.

Unindo forças por ummesmo objetivo
Seguindo o conceito do programa em fomentar iniciativas de coleta e reciclagem, a parceria com a Sabesp vai ampliar a atuação do Programa de Reciclagem do Óleo de Fritura (Prol) – ação realizada desde 2007 pela companhia de saneamento básico. Serão disponibilizados cerca de 60 displays nas agências de atendimento comercial da companhia no Estado de São Paulo, com entrega deinformes impressos aos moradores no momento em que for realizada a leitura do consumo de água.  Essa parceria possibilita ainda estender o programa, por meio da instalação de pontos de coleta em locais como escolas, condomínios, shoppings, entre outros.
Os primeiros coletores serão instalados na região metropolitana de São Paulo, no bairro da Liberdade. A região concentra muitos restaurantes eapresenta elevados índices de obstrução na rede de esgotos, devido ao descarte incorreto do óleo usado. A governança do programa contatará com participação ativa das comunidades, por meio do mapeamento de escolas, associações de moradores, pontos comerciais e outras possíveis entidades apoiadoras para ações de divulgação e conscientização ambiental. Nessa parceria, a ONG Trevo se responsabilizará pelalogística reversa de recolhimento e destinação às usinas de biodiesel, além de ações de educação ambiental em conjunto com a Sabesp e Cargill.
“O óleo na rede de esgoto gera entupimento, nos rios causa poluição e na reciclagem é combustível limpo, que mitiga o aquecimento global.”, diz Gesner Oliveira, presidente da Sabesp.
O primeiro parceiro a aderir o Programa foi o Carrefour, que também já...
tracking img