Trabalho de literatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1916 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Avaliação do 2º Bimestre – Língua Portuguesa I
“O JARDIM DO DIABO”
O que é?
Durante a realização do trabalho, o grupo passou a se reunir diversas vezes para discutir a respeito da história, realizar pesquisas sobre a vida do autor e o quão o livro era inusitado.
Acertamos em cheio na escolha da obra, um livro recheado de mistério e suspense, indicado para todos aqueles que apreciam a boaleitura. Além do primeiro romance do autor, “O Jardim do Diabo” é a primeira narrativa longa de ficção publicada na Série Ver!ssimo.

Que livro é esse?
Pesquisar três artigos de especialistas sobre o romance “O Jardim Do Diabo”:
1º “Quem me conhece sabe que sou fã do escritor Luís Fernando Verissimo. Já falei isso quando indiquei o livro O clube dos anjos (Gula), na seção Café Cultural. Aminha sugestão de leitura de hoje é o primeiro romance da sua obra: O Jardim do Diabo, lançado em 1988. Como característica marcante desse autor,  o livro é muito engraçado. Indicado para quem gosta de uma leitura leve e de humor inteligente. Reserve um tempo para esse livro porque, após começar, não vai querer largá-lo. A história é semelhante a do filme Instinto Selvagem (1992), aquele da famosacena em que a Sharon Stone sem calcinha cruza e descruza as pernas, em que a escritora Catherine Trammel é suspeita de assassinar o amante da mesma forma como descreveu no seu livro. Bem, mas as semelhanças terminam por aí. No decorrer do livro, o leitor se depara com três mistérios que se interligam: um episódio do passado de Estêvão que nunca foi esclarecido, as charadas do Grego (serial killer dosromances escritos por ele) e um enigma trazido pelo inspetor Macieira sobre um crime ocorrido no Jardim Paraíso”. (Max Martins, autor e editor do blog “CataBlogando Saberes”.)

2º “Com seu primeiro romance, Veríssimo já estabelece as regras do jogo e deixa claro o que o leitor de suas narrativas longas vai encontrar: uma trama na qual a experiência do narrador confunde ficção e realidade e aprópria literatura é referência temática. Um escritor fracassado de romances de mistério é procurado por um investigador de polícia. O motivo é fantástico: uma mulher foi assassinada em um cenário e com um método idênticos aos descritos em um dos livros do escritor (e isso anos antes do filme “Instinto Selvagem”). Daí, se vê encrencado com uma trama de paranóia e fantasia tratada sem um pingo dereverência. Ainda hoje é uma das obras mais ousadas de Veríssimo, quase um delírio PaulAuesteriano com humor.” (Carlos André Moreira, editor de livros de Zero Hora.)

3º “O Jardim do Diabo é uma obra inteligente, com personagens inteligentes, escrito por um autor inteligente, que por ser pensada e elaborada de forma inteligente, agrada tanto aos leitores inteligentes quanto aos leitores menosinteligentes. Aos dotados de maior capacidade intelectual, o fascínio pelo romance vem da subjetividade das críticas e das reflexões bem humoradas que Veríssimo introduz ao desenrolar de cada uma das três histórias entrelaçadas. Aos de percepção mais simples, o fascínio vem pelo surpreendente desfecho e pelos trechos cômicos que deixam a obra leve e fácil de ler, porém complicadíssima de se descrever. OJardim do Diabo não é um livro, é uma obra, escrita por um certo autor que definitivamente, inegavelmente, monstruosamente possui o dom.” (Nikolas P. Müller, blogueiro do “Que Ninguém Lê”.)

Explica pra gente?
Pesquisar os conceitos: romance policial; literatura fantástica e realismo fantástico:
Romance policial: é um gênero literário, uma narrativa que nela um crime é apresentado e existesempre alguém disposto a desvendá-lo. Nessa narrativa é preciso manter uma relação do detetive com a narração e com o crime. A busca pela identidade desconhecida é a essência da narrativa policial. Têm como a principal característica a solução do mistério, deve estar explícita no livro desde o início junto com as pistas. O autor dos romances policiais deixa claro que não existe um crime...
tracking img