Trabalho de literatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (489 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CLC7 - --Trabalho sobre Autobiografia e Biografia--- Maio/2012

TVO1 /Pendão Nº12 Fátima Santos

Orientação da Leitura --- MIA COUTO
1ª Pergunta----- Para oescritor terá sido mais marcante o facto de ter sido filho de uma família de emigrantes portugueses no princípio da década de 50. Fala também que a família enriqueceu no período da guerra com garagense negócios ligados a automóveis. Marcou-o também o fato dos brancos naquela época em Moçambique serem muito racistas, e das diferenças vividas pelos pretos por causa do Apartheid.
2ª Pergunta---- Oescritor já adulto publicou um livro em 1983 contestando o domínio absoluto da poesia militante e panfletária e narrou em livros algumas histórias que lhe foram contadas quando criança e que lhedeixaram marcas.
3ª Pergunta---- O seu primeiro livro destacou dos demais em Moçambique nessa época porque todos os outros falavam do Marxismo, dos operários, enfim da revolução que se vivia nessa época,e ele resolveu escrever sobre poesia íntima, intimista e lírica, pois ele fez um livro onde falava de poesia de vanguarda sem abordar muito o tema política.
Orientação da Leitura----- Sofia de MeloBreyner Andersen
1ª Pergunta----- A escritora começa o texto dizendo que durante a Informação passava os verões na praia da Granja e isso influenciou-a na escrita dos seus poemas e contos.
2ªPergunta---- O que a levou a escrever histórias para crianças foi devido aos seus filhos que tiveram sarampo e ela tinha que entretê-los. Ela ao lhes contar histórias infantis ou seja ao ler os livrosinfantis não ficou satisfeita com a linguagem, sentimentalismo e nem a mensagem que os livros transmitiam ás crianças, e deste modo inspirou-se nas histórias da sua infância e decidiu escrever os seuspróprios contos infantis.
REFLEXÃO ENTRE A BIOGRAFIA E A AUTOBIOGRAFIA DE SOFIA BREYNER
1ª Pergunta --- O segundo texto permite melhor conhecer o percurso de vida da autora, pois começa por falar das...
tracking img