Trabalho de literatura os sertões

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1065 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
NOMES: Cássia, Daniéle, Débora, Ricardo, Helen TURMA: 302 Prof.:Marta

Euclides da Cunha “os sertões”
Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha nasceu em Cantagalo, Rio de Janeiro, no dia 20 de janeiro de 1866. Foi criado pelos parentes, pois  sua mãe morreu quando ele tinha três anos.Após concluído o ginásio, ingressou na Escola Politécnica, para cursar engenharia. Devidoàs dificuldades financeiras, Euclides teve que largar o curso, e transferiu-se para Escola Militar da Praia Vermelha. Lá, reencontrou Benjamim Constant, seu antigo professor no Colégio Aquino, e de quem absorveria idéias positivista e republicanas.Já identificado com os princípios republicanos, Euclides da Cunha cometeu um ato de insubmissão contra a Monarquia, quando cadete na fortaleza da PraiaVermelha: durante a visita do ministro da Guerra do Império, o conselheiro Tomás Coelho, atirou seu sabre aos pés deste, num gesto de contestação ao regime. Foi expulso do Exército por indisciplina.Mudou-se para São Paulo e começou a escrever no jornal “A Província de São Paulo” (futuro “Estado de São Paulo”, após  a proclamação da República). Com a vitória republicana, voltou ao  Exército econcluiu a Escola  Militar, formando-se em Engenharia com bacharelado em Matemática e Ciências Físicas e Naturais.Em 1894, foi praticamente exilado (dão-lhe a incumbência de dirigir a construção de um quartel na cidade  mineira de Campanha) por assumir posição antiflorianista. De lá, voltou para São Paulo para escrever no “Estado de São Paulo”.Em 1897, Euclides foi mandado para Canudos pelo jornal comocorrespondente para reportar os eventos que lá ocorriam. Enviou uma série de artigos que, futuramente, dariam origem ao “Os Sertões”. O livro foi concluído em São José do Rio Pardo, onde morou até 1901. “Os Sertões” alcançam repercussão nacional, permitindo a Euclides ingressar no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e na Academia Brasileira de Letras. Nada disso fez com que Euclides tivessesua vida mais facilitada. Continuou com a Engenharia, com momentos de desemprego, enfrentando dificuldades financeiras.Em 1909, ingressa no Colégio PedroII, no Rio de Janeiro, para ministrar a cadeira de Lógica. No mesmo ano é assassinado pelo amante de sua mulher, Ana de Assis, durante uma troca de tiros. Morre com 43 anos de idade. Ensaísta e narrador extraordinário de Os sertões, Euclides daCunha é o primeiro escritor a encarnar o gigantismo da terra brasileira, fazendo de sua obra um dos principais alicerces da consciência nacional.

OS SERTÕES é um livro brasileiro, escrito por Euclides da Cunha e publicado em 1902.trata da Guerra de Canudos (1896-1897), no interior da Bahia. Euclides da Cunha presenciou uma parte desta guerra como correspondente do jornal O Estado de S. Paulo, eao retornar escreveu um dos maiores livros já escritos por um brasileiro. Pertence, ao mesmo tempo, à prosa científica e à prosa artística. Pode ser entendido como um obra de Sociologia,Geografia, História ou crítica humana. Mas não é errado lê-lo como uma epopeia da vida sertaneja em sua luta diária contra a paisagem e a incompreensão das elites governamentais.

Personagens:Antônioconselheiro,Coronel Moreira César e todos comandantes militares ,até o próprio Euclides da Cunha se transforma em personagem implícito,que se esconde atrás da narração jornalística,tem outros personagens secundários que não tem tanta importância,que são os moradores de Canudos,etc...
Tempo:Período histórico pré –modernismo,a guerra durou um ano,em Outubro de 1896 a Outubro de 1897.
Lugar:O Sertão a terraesquecida pela metrópole portuguesa e posteriormente pela monarquia brasileira e no arraial de canudos.
Contexto histórico:Neste trecho temos em resumo a idéia do porquê que o autor descreve tão detalhadamente a terra. São as teorias deterministas, tanto biológicas quanto geográficas, que o norteam. O homem é um fruto de seu lugar. Para o Euclides que escreve antes de ver pessoalmente o...
tracking img