Trabalho de literatura mauelzão e miguilim

1540 palavras 7 páginas
1.
A história de Manuelzão e Miguilim, de Guimarães Rosa, é um livro composto por duas novelas: "Campo Geral" e "Uma Estória de Amor".
"Campo Geral" é o relato lírico da infância do menino Miguilim, ele é narrado em terceira pessoa sob a perspectiva de Miguilim. Com uma vida modesta, ele mora com a família na mata do Mutum e é um menino inteligente mas muito sensível.
O livro mostra a história de Miguilim de acordo com a suas experiências e o modo como ele vive no seu universo sertanejo. Guimarães Rosa capta o universo infantil, culminando com o deslumbramento dessa criança ao ver o mundo, quando um doutor lhe descobre a miopia.
2.
A segunda novela presente no volume é "Uma Estória de Amor", ao contrário da primeira história, nesta é retratada a velhice, e quem a interpreta é um vaqueiro, Manuelzão. Este que nunca alcançou uma estabilidade quando jovem, e só conseguiu este feito quando velho, com sessenta anos, que é quando recompõe a família e constrói a casa e uma pequena capela como havia prometido a sua mãe.
Essa história mostra a preparação de uma festa de consagração que Manuelzão prepara, com diferentes sertanejos chegando de diversas regiões.
Tudo é narrado às vésperas da partida de uma boiada, instrumento de trabalho e da vida do protagonista e que serve de ligação entre o presente e a tessitura das recordações de um passado vivido com o eterno equilíbrio da graça e da desgraça
3.
O Núcleo da história Campo Geral, é família de Miguilim é o irmão do pai (tio Terêz), a tia-avó materna (vovó Izidra) e alguns agregados: Rosa,a cozinheira; Maria Pretinha, empregada e Mãitina, negra velhíssima e beberrona, acusada de ser feiticeira. Dois vaqueiros também compõem o núcleo de personagens da história: Jé e Saluz.
4.
Ao contrário de Campo Geral, o universo de Uma Estória de Amor é muito grande. Muitas pessoas povoam a narrativa, vou citar algumas:
Adelço: Filho de Manuelzão com “um caso rápido”, era um “rapagão cabeludo, escurado, às vezes feio até,

Relacionados