trabalho de literatura classicismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8170 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

TRABALHO
DE
LITERATURA
(Classicismo/Renascimento)











ÍNDICE

1- O QUE FOI?-------------------------------------------------------------------------------------Pág.3
2-CONTEXTO HISTÓRICO, SOCIAL, POLITICO E ECONOMICO------------------Pág.5
3-CARACTERISTICAS DA LITERATURA RENASCENTISTA ------------------------Pág.9
4-AUTORES DO CLASSICISMOPORTUGUES------------------------------------------Pág.16
5-OS LUSÍADAS ----------------------------------------------------------------------------------Pág.18
6-BIBLIOGRAFIA----------------------------------------------------------------------------------Pág.23


















o que foi?
O Classicismo foi um movimento cultural ocorrido no Renascimento (séculos XV e XVI). Como o próprio nomesugere, o Renascimento foi um período de renovação, momento de grandes transformações culturais, políticas e econômicas.
A Europa saía da idade das trevas, como ficou conhecida a Idade Média, para encontrar-se com a luz, representada pelo conhecimento, que foi extremamente difundido no Renascimento, principalmente após a invenção da imprensa, que possibilitou a divulgação dos autores gregos elatinos.
Esse período foi marcado pelas grandes navegações, o desenvolvimento da matemática, o estudo das línguas e o surgimento das primeiras gramáticas, com isso, o homem passou a achar-se poderoso, o centro do universo, originando, assim, o antropocentrismo (homem em evidência), em substituição ao teocentrismo (Deus em evidência) da Idade Média.
A Igreja Católica, antes absoluta, começou a perderespaço, o que aconteceu especialmente após a Reforma Protestante. A crise religiosa afetou a visão do homem, que não se desligou totalmente da religião, mas passou a enxergá-la de forma diferente, com mais equilíbrio.
Em Portugal, o Classicismo foi iniciado em 1527, com o poeta Francisco de Sá Miranda. Este, após viver um período na Itália, veio com grandes ideias de renovação literária,apresentando o soneto (14 versos com 10 sílabas, distribuídos em duas estrofes com quatro versos e duas estrofes com três versos), construção poética ainda desconhecida.
Além de Sá de Miranda, também foram destaques do Classicismo português Bernardim Ribeiro e Antônio Ferreira.  Entretanto, o nome mais célebre desse período foi, sem dúvida, Camões.
Camões publicou, em 1527, o famoso poema épico “OsLusíadas”, que narra os grandes feitos do povo português. Sua obra lírica também é destaque, sendo o soneto o ápice da lírica camoniana.
O classicismo português findou no ano de 1580 com a passagem de Portugal para domínio espanhol e com a morte de seu célebre representante Camões.
DO QUE SE TRATA
A chamada Era Clássica compreende os fatores socioeconômicos que marcaram os séculos XVI, XVII e XVIII.Essa fase retoma os valores da Antiguidade Clássica e, por isso, recebe a denominação citada.

O período histórico da Era Clássica envolve a queda do feudalismo, a expansão marítima e o desenvolvimento do capitalismo. Esse período perdura até que uma nova configuração política, econômica e social se estabeleça com a chegada das Revoluções Industrial e Francesa.

A Era Clássica enfatiza apoesia, a mitologia; os autores clássicos, como Homero, Virgílio e Horácio; a exaltação da vida no campo e o bucolismo.

Pode, ainda, ser dividida por três estilos literários: Classicismo, Barroco e Arcadismo.

O Classicismo surge durante o Período do Renascimento, ou seja, em meio ao movimento artístico no qual a cultura clássica ocupava o espaço da medieval, o capitalismo consolidava-se e a IdadeMédia tinha seu fim.

Então, a Idade Moderna precedia a nova realidade, mais liberal, mais antropocêntrica (o homem como centro). Todas as manifestações literárias que figuravam este modelo renascentista são chamadas de Classicismo. Este último passa a existir em Portugal no ano de 1527, com o retorno de Francisco Sá de Miranda da Itália, o qual divulga os novos conceitos europeus da arte e...
tracking img