Trabalho de literatura brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1646 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Literatura Brasileira II


“Mas a nós, que não somos nem cavaleiros da fé nem super-homens, só nos resta, por assim dizer, trapacear com a língua, trapacear a língua. Essa trapaça salutar, essa esquiva, esse logro magnífico que permite ouvir a língua fora do poder, no esplendor de uma revolução permanente da língua, eu chamo, quanto a mim: literatura”(Roland Barthes, Aula)

➢ Proposta: Ler os trechos destacados de Bosi e estabelecer relações com a prosa de ficção lida durante o curso. Elaborar um texto argumentativo na qual focalize dois textos (contos ou romances), nos quais estabeleça m dialogo (problematizando, concordando ou negando o que se afirma.

Com base nos textos lidos e com base nesses dois trechos minha intenção éproblematizar o que se afirma em Bosi, voltando novamente a intenção de não reduzir a literatura a um texto qualquer, não podendo titulá-lo como vago ou típico, ou com outros títulos quaisquer, isso porque o texto literário não se reduz somente a isso e cada escrita é diferenciada, mesmo estando enquadrada em uma escola literária não necessariamente deve seguir a risca suas normas, até por que adificuldade também se dá em descrever perfeitamente as características de cada escola literária, ou pode-se “micro-analizar” mais ainda, levando-se em conta que a literatura é de impossível categorização, de impossível nomeação, o máximo que podemos fazer e nos aproximar do literário, sabendo diferenciar um texto literário de outro não literário, no mais são meras especulações.
Assim nessaproblemática de nomeação e categorização, vamos a mais uma analisarei como base os textos Machadianos, ele também teve transições, entre o romantismo e o realismo. Analisarei duas de suas obras para vermos a manifestação dos dois estilos, e assim podermos concluir se esses traços estilísticos ultrapassam a grandeza de suas obras.
Analisaremos a sua primeira obra romântica “A Mão e a Luva” e seuprimeiro romance realista “Memórias sentimentais de Brás Cubas”
Começaremos com a Mão e a Luva, o nome do livro se dá devido ao casamento de Guiomar e Luís Alves que se encaixam como uma mão dentro de uma luva, sendo um feito especialmente para o outro. O romance gira em torno de um caso complicado - mas de solução simples e previsível - de namoro dentro dos mais rigorosos esquemasburgueses.
A obra tem também um quê de pessimismo, ou ao menos, uma desilusão com o caráter humano. O enredo trata de uma garota determinada e segura de si, de origem humilde e simples que se vê a “fortuna” dar-lhe oportunidade de ascender socialmente e busca manter-se assim após (ou através de) o casamento. È prentendida por três: O sincero e romântico Estevão, que carrega em si todos os esteriótiposdos heróis Românticos, sendo tratado pelo narrador como apaixonado e sincero, porém patético. O previsível, vazio e medíocre Jorge, muito próximo à menina porém sem brilhantismo. E o astuto e ambicioso Luís Alves (único com nome e sobrenome!), homem sóbrio determinado, com aspirações políticas e sociais fortíssimas. Frente a isso, a união entre a menina Guiomar e Luís Alves, é tão certeira como oajuste entre a Mão e a Luva!!
Fazendo parte da obra dita "romântica" de Machado de Assis, A Mão e a Luva inova o romance romântico tradicional, no sentido de criar situações e personagens em que o móvel das ações humanas não mais se restringe ao amor puro e simples, mas volta-se para o aspecto social em que o desejo é o de ascender socialmente, mesmo à custa do sacrifício afetivo, ético emoral. Basta essa visão para perceber-se a mudança radical: Guiomar, a heroína, em que pesem os dotes físicos de extrema feminilidade e beleza — o que é típico do romance romântico —, revela um comportamento em que a determinação, a frieza, a hipocrisia governam as atitudes que têm sempre o fito de atingir o objetivo delineado e perseguido implacavelmente.
    A linguagem, o vocabulário, a...
tracking img