Trabalho de linux

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6553 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Igor Vitorino da Silva Barra Sol RA: A671978 6CC

UNIP – Universidade Paulista

Sistemas Operacionais Abertos

1. Descreva as funcionalidades e principais características do Kernel.
Kernel de um sistema operacional é entendido como o núcleo deste ou, numa tradução literal, cerne. Ele representa a camada de software mais próxima do hardware, sendo responsável por gerenciar osrecursos do sistema computacional como um todo. A responsabilidade do kernel consiste, tradicionalmente (particularmente no kernel monolítico), em abstrair a interface do hardware, permitindo que processos utilizem este recurso concorrentemente, de forma segura e padronizada. As funções normalmente atribuídas ao kernel são: (I) criação, agendamento e finalização de processos; (II) alocação e liberação dememória; (III) controle do sistema de arquivos; (IV) operações de entrada e saída com dispositivos periféricos (discos, interface : mouse, p.ex., interface paralela -- impressoras), acesso à memória, entre outros.

2. O que são os módulos no sistema operacional Linux?
São partes do kernel que são carregadas somente quando são solicitadas por algum aplicativo ou dispositivo e descarregadasda memória quando não são mais usadas. Este recurso é útil por 2 motivos: Evita a construção de um kernel grande (estático) que ocupe grande parte da memória com todos os drivers compilados e permite que partes do kernel ocupem a memória somente quando forem necessários. Os módulos do kernel estão localizados no diretório /lib/modules/versão_do_kernel/* (onde versão_do_kernel é a versão atual dokernel em seu sistema, caso seja 2.2.10 o diretório que contém seus módulos será /lib/modules/2.2.10. Os módulos são carregados automaticamente quando solicitados através do programa kmod ou manualmente através do arquivo /etc/modules , insmod ou modprobe. Atenção: Não compile o suporte ao seu sistema de arquivos raíz como módulo, isto o tornará inacessível.

3. Para que serve e comofunciona o comando modprobe.
Carrega um módulo e suas dependências manualmente. Este comando permite carregar diversos módulos e dependências de uma só vez. O comportamento do modprobe é modificado pelo arquivo /etc/modules.conf .
A sintaxe deste comando é: modprobe [módulo] [opções_módulo]
Onde: módulo É o nome do módulo que será carregado.
opções_módulo
Opções que serão usadas pelo módulo. Variamde módulo para módulo, alguns precisam de opções outros não, tente primeiro carregar sem opções, caso seja mostrada uma mensagem de erro verifique as opções usadas por ele. Para detalhes sobre que opções são suportadas por cada módulo, veja a sua documentação no código fonte do kernel em /usr/src/linux/Documentation
Nem todos os módulos são carregados corretamente pelo modprobe, o plip, porexemplo, mostra uma mensagem sobre porta I/O inválida mas não caso seja carregado pelo insmod.
Exemplo: modprobe ne io=0x300 irq=10, modprobe sb io=0x220 irq=5 dma=1 dma16=5 mpuio=0x330


4. O que fazem os comandos kmod, lsmod, insmod, rmmod, depmod e modprobe? Qual a diferença entre eles.
Kmod
Este é o programa usado para carregar os módulos automaticamente quando são requeridos pelosistema. Ele é um daemon que funciona constantemente fazendo a monitoração, quando verifica que algum dispositivo ou programa está solicitando o suporte a algum dispositivo, ele carrega o módulo correspondente. Ele pode ser desativado através da recompilação do kernel, dando um kill no processo ou através do arquivo/etc/modules. Caso seja desativado, é preciso carregar manualmente os módulos atravésdo modprobe ou insmod.

lsmod
Lista quais módulos estão carregados atualmente pelo kernel. O nome lsmod é uma contração de ls+módulos - Listar Módulos. A listagem feita pelo lsmod é uma alternativa ao uso do comando cat /proc/modules.
A saída deste comando tem a seguinte forma:
Module Size Pages Used by
nls_iso8859_1 8000 1 1 (autoclean)
nls_cp437...
tracking img