Trabalho de linguistica

Páginas: 13 (3136 palavras) Publicado: 13 de fevereiro de 2014
I. Introdução

O estruturalismo é uma teoria que veio a se tornar um dos métodos mais extensamente utilizados para analisar a língua, a cultura, a filosofia da matemática e a sociedade na segunda metade do século XX. Entretanto, "estruturalismo" não se refere a uma "escola" claramente definida de autores, embora o trabalho de Ferdinand de Saussure seja geralmente considerado um ponto departida. O estruturalismo é mais bem visto como uma abordagem geral com muitas variações diferentes. Como em qualquer movimento cultural, as influências e os desenvolvimentos são complexos.
Nesse trabalho iremos fazer uma breve abordagem sobre as teorias linguísticas contemporâneas, onde vamos tratar do estruturalismo sua origem e tendo como especial atenção as teorias de Ferdinand Saussure e asescolas linguísticas estruturalistas.
A Teoria Estruturalista representa um desdobramento da Teoria da Burocracia e uma leve aproximação à Teoria das Relações Humanas. Representa também uma visão extremamente crítica da organização formal. O movimento estruturalista teve um caráter mais filosófico na tentativa de obter a interdisciplinaridade das ciências.









II. Estruturalismo
Oestruturalismo é uma corrente de pensamento nas ciências humanas que se inspirou do modelo da linguística e que apreende a realidade social como um conjunto formal de relações.
O termo estruturalismo tem origem no Curso de linguística geral de Ferdinand de Saussure -1916, que se propunha a abordar qualquer língua como um sistema no qual cada um dos elementos só pode ser definido pelas relaçõesde equivalência ou de oposição que mantém com os demais elementos.
Uma das suas primeiras fontes foi a escola psicológica inaugurada por Wilhelm Wund (1832-1920) que procurou determinar a estrutura da mente na tentativa de compreender os fenômenos mentais pela decomposição dos estados de consciência produzidos pelos estímulos ambientais. Para tanto, o psicólogo defendeu como linha de atuação ointrospeccionismo (o “olhar para dentro”) na tentativa de fazer com que o pesquisador observasse e descrevesse minuciosamente suas sensações em função das características dos estímulos a que ele era submetido, afastado do relato tudo aquilo que fosse previamente conhecido.
No campo da linguística, o trabalho do francês Ferdinand de Saussure serviu por muito tempo como o modelo e inspiração dacorrente estruturalista de formação francesa.
O Curso de Saussure influenciou muitos linguistas no período entre a I e a II Grandes Guerras. Nos EUA, por exemplo, Leonard Bloomfield desenvolveu sua própria versão de linguística estrutural, assim como fez Louis Hjelmslev na Escandinávia. Na França, Antoine Meillet e Émile Benveniste continuariam o programa de Saussure. No entanto, ainda maisimportante, membros da Escola de Linguística de Praga como Roman Jakobson e Nikolai Trubetzkoy conduziram pesquisas que seriam muito influentes.
Vamos agora abordar com mais pormenores os aspectos que caracterizam estas escolas.

1) Escolas Linguísticas Estruturalistas

Os linguistas encontraram nas ideias renovadoras de Saussure o ponto de partida para desenvolver novos métodos e teorias. Foio caso da chamada Escola de Praga, Escola de Genebra e a Escola de Copenhague. Coseriu (1980) afirma que a Escola de Praga surgida em 1925 a 1939 liderou o Circulo lingüístico de Praga, através de seus membros mais influentes, os russos Raman Jakobson e N. S. Trubetskoi, este último um dos mais importantes, é considerado o verdadeiro e efetivo criador da fonologia, com os seus Fundamentos defonologia. Os integrantes da escola de Praga assinalaram a importância da fonologia no sistema da língua.


• Estruturalismo europeu foi marcado pelos seguintes representantes: Ferdinand de Saussure, Émile Benveniste, Claude Lévi-Strauss, Jacques Lacan, Michel Foucault, Jacques Derrida, Louis Althusser.
A influência de Saussure fez com que o estruturalismo se tornasse a orientação dominante na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho De Linguistica
  • TRABALHO DE LINGUISTICA
  • Trabalho de linguística
  • Trabalho de Linguística
  • Trabalho de linguística
  • Trabalho de linguística
  • Trabalho de linguistica
  • trabalho de linguistica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!