Trabalho de libras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1123 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BILINGUISMO E BICUTURALISMO: UMA ANÁLISE SOBRE AS NARRATIVAS TRADICIONAIS NA EDUCAÇÃO DOS SURDOS.
Carlos Skliar.
A educação dos surdos sofreu nas duas ultimas década transformações tanto nas questões ideológicas, quanto na organização escolar, sendo que uma das transformações as mais relevantes foi à difusão dos modelos bilíngües. Porem mesmo assim muitas dificuldades ainda são encontradasquanto se pensa em educação para surdos, pois não se sabe quanto essa educação se aproxima realmente das concepções culturais e sociais dos surdos e da surdez, porem é notório que a necessidade de uma transformação, objetiva nessa educação. Desta forma é possível traçar dois movimentos educacionais de surdos: o movimento de tensão e ruptura entre a educação de surdos e a educação especial e omovimento de aproximação da educação dos surdos as discussões, aos discursos e as praticas educacionais.
A partir desses movimentos na educação dos surdos, seria possível chegar a algumas conseqüências como: um maior aprofundamento sobre a ideologia dominante na educação dos surdos, uma redefinição dos verdadeiros problemas encontrados na educação dos surdos, um acordo acerca das potencialidadeseducacionais dos surdos, uma ampliação de sentido e significado sobre o papel da escola na educação desses sujeitos e uma ampliação dos espaços conquistados pelos surdos dentro de sua educação.
O oralismo ainda hoje é a ideologia dominante dentro da educação dos surdos, porem ela da origem a algumas interpretações que são diferentes e que levam a alguma resistência, sendo expressada de diversasmaneiras como por exemplo a criação de associações de surdos, que constitui somente a fase formal dessa resistência.Dessa forma o fracasso na educação dos surdos muitas vezes e justificado por dois motivos inapropriados: que os surdos são os próprios responsáveis pelo fracasso e que se trata de uma dificuldade metodológica.Sendo assim para um processo de educação para surdos e necessário que os mesmosabandone o oralismo, a comunicação total e o bilingüismo.
A proposta bilíngüe para o surdo pode ser uma grande narrativa educacional, apresentando duas características: alto grau de ambigüidade e um caráter relativo de verdade, sendo que a educação bilíngüe deve propor a questão da identidade dos surdos como eixo fundamental da construção de um modelo de ensino significativo.
Sendo assim aeducação dos surdos não pode ser descrita através de narrativas como, oralismo, comunicação total e bilingüismo, pois é necessário que durante o processo de aprendizagem dos surdos o contexto inclua o multiculturalismo, o processo de construção das múltiplas identidades para que os surdos desenvolvam sua própria educação.
BILINGÜISMO E EDUCAÇÃO BILÍNGÜE – DISCUTINDO CONCEITOS
Antonieta HeydenMegale.

O conceito de bilingüismo e da educação bilíngüe e muito complexo, visto que existem varias definições para o termo como: “ser capaz de falar duas línguas igualmente bem porque as utiliza desde muito jovem”. (DICIONARIO OXFORD, 2000:117); “o individuo bilíngüe é alguém que possui competência mínima em uma das quatro habilidades lingüísticas (falar, ouvir, ler e escrever) em uma línguadiferente de sua língua nativa” (MACNAMARA, 1967); e ainda “a capacidade individual de falar uma segunda língua obedecendo às estruturas desta língua e não parafraseando a primeira língua” (TITONE, 1972), porem a definição mais comum de bilíngüe é a do indivíduo que fala duas línguas, mas que segundo Barker e Prys (1998), Li Wei (2000) deve-se incluir entre estes, indivíduos com diferentes graus deproficiência nessas línguas e que muitas vezes fazem uso de três, quatro ou mais línguas.
Segundo Mackey (2000) ao se definir bilingüismo devem-se considerar quatro questões: grau de proficiência, função e o uso das línguas, alternância de código e interferência. Alem disso deve ser levado em consideração que indivíduos bilíngües podem ser diferenciados em termos de identidade cultural obtendo-se...
tracking img