Trabalho de ipt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1075 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
LINGUISTICA HISTORICA

A lingüística histórica estuda os processos da mudança das línguas no tempo.
Os estudos desenvolvidos principalmente a partir do século XIX com o latim , o grego e o sâncrito , são tão importante em linguística que a próprio disciplina afirmou-se como ciência a partir deles .
O INICIO DA LINGUÍSTICA HISTORICA
No final do século XVIII que Sir WilliansJones juiz inglês na Índia propôs que o latim o grego e o sâncrico eram aparentados .
Alem de demonstrar que as línguas eram derivadas de outras já extinta (se trata do proto –indo –europeu) que pela quantidade de registros históricos se concentraram nas línguas indo-européias .
Depois dele, as principais contribuições para o estudo e entendimento das relações entre elas foram feitas pelosdinamarqueses Rasmus Rosk e Karl Vernes e o alemão Jacob Grimm. Ao comparar as línguas indo-européias com as línguas germânicas. Rask descobriu, e um pouco mais tarde Grimm aperfeiçoou com a relação a língua mãe Proto –indo – européia (pie)2.
1-As consoantes oclusivas surdas (p,t,k,kW)do pie mudaram em fricativas surdos correspondente (f,o,h,hw) nas línguas germânicas .
2-As consoantes oclusivassonoras (b,d,g,gw) do PIE mudaram em oclusivas surdas correspondente (p,t,kW ) nas línguas germânicas
3-As consoantes aspiradas sonoras (BH, dh, gh, gwh) do PIE mudaram em oclusivas não aspiradas sonoras correspondente (b,d,g,gw) nas línguas germânicas.
As mudanças de Grimm ficaram conhecidas como “lei de Grimm”
O método usado por ele serviu como base para outros pesquisadores do mundoestabelecer e comprovar as mudanças.
Os estudos continuaram, descobriram que um grupo de palavras da família germânica parecia desafiar as leis de Grimm comparando-os ao grego e latim.
Constataram que algumas palavras da família germânicas, as consoantes sonoras /b/d/e/g/ correspondiam às consoantes surdas/ p/k/e/k/ do grego em vez de corresponder a série se consoantes fricativas /f/o/e/h/ comoprevia a “lei de Grimm”.
Por algum tempo esses exemplos tornaram um problema para as mudanças de Grimm até que Karl Vernes propôs uma solução.
Segundo ele uma mudança fonológicas teria ocorrido após mudanças sonoras, consoantes fricativas /f/o/e/h/das línguas germânicas teriam passado as oclusivas sonoras /b/d/e/g/ em inicio correspondendo a silabas protônicas assim essa solução foi batizada de“Lei de Werner “
O segundo grupo de pesquisadores da universidade de Leipzing, na Alemanha, denominadas neogramáticas eram contra os métodos vigentes.
Questionaram basicamente os estudos basearam-se em dados de língua escrita e não falada
Os métodos preconizadas pela neogramática nortearam os trabalhos em lingüísticas até meados do século XX quando opôs Wong (1969) com a “teoria da difusãolexical”.Tarallo (1990) descreve assim está controvérsia entre neogramáticas e difuncionistas.
A controvérsia entre dois gira em torno de dois pares de termos: som e palavra de um lado e do outro gradual e abrupto.
Graças a controvérsia resolvida por Labov em 1981 que leis de mudanças de som não são tão poderosas quanto preconizadas pelas neogramáticas.
Considere a rigidez cientifica com o que forampatrulhados e efetuados, é possível perceber que os estudos comparativos com as línguas Indo- européia. Contribuiu de maneira fundamental para o nascimento e progresso da lingüística como ciência.
MUDANÇAS LINGUSITICAS
Toda a língua falada está sempre mudando, as mudanças não são imediatamente sentidas pelos falantes. E não estão conscientes de tais mudanças se deve a três fatores
A-As mudanças são lentas e graduais
B- Eles são parciais envolvendo apenas partes dos sistemas lingüísticos e não seu todo
C- Eles sofrem influencia de uma força oposta.
MUDANÇA DE SOM
Mudança de som é um dos principais motivos para a mudança lingüística.
Para ocorrer uma mudança deve existir uma variação entre dois ou mais sons durante um tempo, o termo linguisticamente é importante...
tracking img