Trabalho De Introdu O Pra Sexta222222

2637 palavras 11 páginas
FUNDAÇÃO ALAGOANA DE PESQUISA, EDUCAÇÃO E CULTURA –
FAPEC
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE ALAGOAS-FAT
CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL

EMYSSON MARQUES DA SILVA PINHEIRO: 1° “A”

HISTÓRIA DA ENGENHARIA

MACEIÓ, 03 DE MARÇO DE 2015
EMYSSON MARQUES DA SILVA PINHEIRO
GLEYDSON REZENDE DE ARAÚJO

HISTÓRIA DA ENGENHARIA

MACEIÓ-2015
História da Engenharia
A engenharia é a ciência, a arte e a profissão de adquirir e de aplicar os conhecimentos matemáticos, técnicos e científicos na criação, aperfeiçoamento e implementação de utilidades, tais como materiais, estruturas, máquinas, aparelhos, sistemas ou processos, que realizem uma determinada função ou objetivo.
O conceito de engenharia existe desde a antiguidade, a partir do momento em que o ser humano desenvolveu invenções fundamentais como a polia, a alavanca e a roda. Cada uma destas invenções é consistente com a moderna definição de engenharia, explorando princípios básicos da mecânica para desenvolver ferramentas e objetos utilitários. O termo \"engenharia\" em si tem uma etimologia muito mais recente, derivando da palavra \"engenheiro\", que apareceu na língua portuguesa no início do século XVI e que se referia a alguém que construía ou operava um engenho. Naquela época, o termo \"engenho\" referia-se apenas a uma máquina de guerra como uma catapulta ou uma torre de assalto. A palavra "engenho", em si, tem uma origem ainda mais antiga, vindo do latim "ingenium" que significa "gênio", ou seja, uma qualidade natural, especialmente mental, portanto uma invenção inteligente.
ImHotep foi o construtor da primeira pirâmide do Egito, a primeira edificação da Antigüidade de grande porte. Esta matéria publicada na revista Metrópoli nº12 do Grêmio Politécnico da USP conta os problemas e desafios da construção das pirâmides egípcias e como há mais de dois mil anos antes de Cristo os engenheiros do Egito já se deparavam com as questões que ainda preocupam os engenheiros modernos.
Temos

Relacionados