Trabalho de informatica atual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3520 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
ESCOLA SUPERIOR DE CIENCIAS DA SAUDE

INDICADORES SOCIOAMBIENTAIS PARA VIGILANCIA DA DENGUE EM NIVEL LOCAL

MANAUS-AM
2011
JUANY SOARES PANTOJA
LICIA ITAMARA PANTOJA RIBEIRO
NARANEIDE FRANCO DA SILVA
ROSANA SANTOS BRANDAO DE ASSIS
SIMONE RODRIGUES FERNANDES


INDICADORES SOCIOAMBIENTAIS PARA VIGILÂNCIA DA DENGUE EM NIVEL LOCAL

Trabalhoacadêmico apresentado na disciplina de informática ministrada pelo profº. Felicien Gonçalves Vasquez, como exigência parcial (AP1) para obtenção da nota.

Manaus-Am
2011
DEDICATÓRIA
A família,
que sempre deu apoio para seguir em frente
ultrapassando todas dificuldades
ate a finalização do trabalho.

AGRADECIMENTO

Ao professor e orientador Felicien Gonçalves Vasquez que tornou possível arealização do trabalho.
Aos colegas de classe que contribuíram de maneira rica, com uma grande troca de informações e experiências.
A todos que de alguma maneira contribuíram de maneira direta ou indireta para a construção desse trabalho.

RESUMO

Este artigo caracteriza uma localidade quanto às condições de saneamento e processos de degradação ambiental que possam estar relacionados àtransmissão da dengue, além de discutir a construção de novos indicadores socioambientais visando à vigilância epidemiológica. A área de estudo foi a Ilha da Conceição, no município de Niterói, RJ.
Informantes-chave foram entrevistados para obter informações que pudessem ser utilizadas nas construções de novos indicadores. Ao se compararem os dados do IBGE com os fornecidos pelos informantes, foramencontradas algumas diferenças. Os dados dos informantes são mais condizentes com a realidade local, propiciando, de acordo com a área, a observação de diferentes modus operandi de coleta de lixo e limpeza pública. Os casos concentraram-se nos setores favela plana e favela morro. Concluiu-se que os indicadores referentes à freqüência de abastecimento de água e coleta de lixo se mostram importantes paraserem analisados em estudos de nível local associados com a incidência da dengue.

SUMARIO

1.0 INTRODUÇAO 7
2.0 OBJETIVO 8
3.0 METODOLOGIA 9
3.1 Área de estudo 9
3.2 Dados 10
3.3 Seleção de áreas de estudo e de informantes-chave 11
3.4 Análise de dados 12
4.0 RESULTADOS 13
5.0 CONCLUSÃO 14
6.0 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 15
APÊNDICE 17

1.0 INTRODUÇAO

A dengue é umadoença de transmissão essencialmente urbana. é na cidade que ela encontra condições fundamentais para sua ocorrência, principalmente as condições políticas, econômicas e culturais, que formam a estrutura que permitem o estabelecimento da sua cadeia de transmissão.
O crescimento urbano tem propiciado a concentração de indivíduos suscetíveis à contaminação e infectados em áreas restritas. Esse fato,associado às condições precárias de saneamento básico, à moradia inadequada e a fatores culturais e educacionais proporcionam condições ecológicas favoráveis à transmissão dos vírus da dengue pelo Aedes aegypti, que se adaptou perfeitamente a esse ambiente, por meio do processo de domiciliação (Forattini, 1992; Lines, 1994). Esse vetor tem preferência por criadouros artificiais, em áreasdomiciliares e peridomiciliares, proliferando na água acumulada em recipientes de qualquer natureza. Lagrotta e colaboradores (2008) apontam que produtos industrializados podem contribuir para a dispersão e densidade do vetor no ambiente humano, uma vez que a disposição desses artefatos no ambiente, sem qualquer preocupação com o tratamento adequado, aumenta o volume de lixo e favorece o estabelecimento depopulações de animais indesejáveis. Além disso, afirmam que os macrocriadouros, como os tonéis e caixas-d’água, assumem importância maior para a manutenção das altas densidades do vetor da doença. Esses macro criadouros resultam da falta de estrutura dos imóveis e do armazenamento inadequado da água, pois, em virtude de irregularidades no abastecimento, a população acondiciona água em...
tracking img