Trabalho de informática - cabri geometric

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1330 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE 1

A) Construa um triângulo:
Para construir um triângulo selecione Triângulo na caixa de ferramentas Reta, mova o cursor para qualquer local da janela de desenho e clique, vá para um outro local, clique e, em seguida, vá para outro local e clique para formar o triângulo.


B) Nomeie de A, B e C os vértices do triângulo:
Para nomear os vértices do triânguloselecione Rótulo na caixa de ferramentas Exibir, mova o cursor perto de um dos vértices do triângulo, clique uma vez e aparece uma caixa de edição. Digite o nome do ponto e clique fora da caixa de edição. Repita este procedimento nos outros dois vértices do triângulo.


C) Obter os pontos médios dos lados AB e AC:
Para nomear os pontos médios dos lados AB e AC do triângulo, selecione PontoMédio na caixa de ferramentas Construir, depois clique na reta AB para formar um ponto e clique na reta AC para formar outro ponto.


D) Nomeie de M e N os pontos médios de AB e AC:
Para nomear os pontos médios do triângulo selecione Rótulo na caixa de ferramentas Exibir, mova perto de um dos pontos médios do triângulo, clique uma vez e aparece uma caixa de edição, digite um nome doponto médio e, em seguida, clique fora da caixa de edição. Repita este procedimento para o outro vértice.


E) Crie o segmento MN. A seguir meça os segmentos MN e BC. (opção distância e comprimento):
Selecione Segmento na caixa de ferramentas Retas, clique no ponto M para criar o ponto da extremidade inicial do segmento depois mova o ponteiro para o ponto M e clique nele.[pic]
F) Após sair da opção medir, movimente um dos lados a,b ou c.Investigue a razão MN/BC


[pic]
G) O que você observou, é uma propriedade geométrica que pode ser provada rigorosamente sem o uso do Cabri. Agora,enuncie com suas palavras esta propriedade:
Se considerarmos o triângulo ABC e seus respectivos pontos médios M e N, temos:
AM/AB = NA/AC = ½ , portanto ostriângulos AMN e ABC são semelhantes.




ATIVIDADE 2


A) Apague a figura anterior ou crie um novo arquivo:

B) Construa um triângulo ABC:
Para construir um triângulo selecione Triângulo na caixa de ferramentas Reta, mova o lápis para qualquer local da janela de desenho e clique, vá para um outro local, clique e, em seguida, vá para outro local e clique para formar o triângulo.Para nomear os vértices do triângulo selecione Rótulo na caixa de ferramentas Exibir, mova o cursor perto de um dos vértices do triângulo, clique uma vez e aparece uma caixa de edição. Digite o nome do ponto e clique fora da caixa de edição. Repita este procedimento nos outros dois vértices do triângulo.


C) Construa as medianas AM, BN e CP.
Para construir as medianas dotriângulo selecione Ponto Médio na caixa de ferramentas Construir, mova o cursor para um dos lados do triângulo e clique. Nomeie o ponto médio do triângulo selecionando a opção Rótulo na caixa de ferramentas Exibir, mova o cursor sobre o ponto médio do triângulo, clique uma vez e aparece uma caixa de edição, digite o nome do ponto médio e, em seguida, clique fora da caixa de edição.
Para traçar amediana selecione Segmento na caixa de ferramentas Retas, clique em um dos vértices do triângulo depois mova o cursor até o ponto médio do lado oposto e clique para formar a mediana relativa.
Repita este procedimento para os demais vértices do triângulo.


D) Obter o ponto G que é intersecção das medianas:
Para obter o ponto G selecione Ponto de Intersecção na caixa deferramentas Ponto depois clique na intersecção das duas medianas nomeie o ponto G selecionando Rótulo na caixa de ferramentas Exibir


E) Construa os segmentos AG e GM. Meça AG e GM:
Para criar os segmentos AG e GM, selecione Segmento na caixa de ferramentas Retas clique no ponto A e depois clique no ponto G para criar o segmento AG (repita esse procedimento para os pontos G e M), e para...
tracking img