Trabalho de historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1743 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho

De

História

Mapa atual da África

Reino africano antes do séc. XV
Reino de Gana
Gana foi um dos maiores impérios formados no continente africano que se desenvolveu para fora da região litorânea. Sua área atual é o Mali e a Mauritânia. Foi uma região que conseguiu prosperar mesmo não tendo saídas para o mar e estando próximo de uma região economicamenteinviável. Segundo alguns historiadores o Antigo império de gana era tão rico em ouro, que seu imperador e seus súditos eram denominados de “senhor de ouro”.
Entre as populações destacam os soninquês, que começou a se organizar em comunidades agricultoras estáveis que se uniram principalmente por conta dos ataques de tribos nômades.
Economia
A economia é baseada naextração de recursos naturais como: ouro, madeira e cacau. A agricultura faz de Gana um dos países mais ricos da África tropical, contribuindo com mais da metade de seu PIB, sendo o cacau o responsável pela maior parte das exportações. O governo controla a exportação de cacau pela compra de toda a produção a preços muito inferiores do mercado internacional, mas muitos produtores exportam oproduto de forma ilegal. O gado só é explorado no norte e na região de Accra, onde predomina os rebanhos caprinos e ovinos.
Juntamente com a agricultura, a mineração é uma das principais atividades econômicas, e como é um país rico em recursos minerais, Gana explora ouro, diamantes, manganês e bauxita.
Concentrada na fabricação de alimentos, bebidas, cigarros e produtos químicos, farmacêuticos emetalúrgicos, a indústria absorve cerca da quinta parte da mão-de-obra do país. A indústria madeireira também tem certa importância, mas carece da infraestrutura quanto ao transporte e maquinas.
Sociedade
O reino da gana era dividido em classes sociais em Hutus, Tutsis e Candomblés, sendo que os Hutus eram a classe dominante já que tinham o porte físico maisdesenvolvido e os tutsis e candomblés deveriam servir a eles já que viviam em condição servil, dedicando-se a agricultura, destacando-se seu líder Thomas Thurbano.
Politica
A constituição de Gana de 1992 determinou um sistema de governo multipartidária com Parlamento unicameral e presidente eleito por voto universal para um mandato de quadro anos. O presidente que ainda échefe de estado e o comandante das forças armadas escolhe um Conselho de Ministro, sujeito à aprovação do Parlamento. Os membros de legislativo também são eleitos por sufrágio universal para um mandato de quatro anos

Reino depois do séc. XV
Reino de Songai
O Império Songhai, também conhecido como o Império Songhay foi um estado pré-colonial africano e grande civilização oriental,em Mali. Do início do século XV até o final do século 16, Songhai foi um dos maiores impérios africanos da história. Este império tinha o mesmo nome de seu grupo étnico líder, os Songhai. Sua capital era a cidade de Gao, onde um pequeno estado Songhai já existia desde o século XI.
Politica
Segundo a tradição oral, estas populações eram governadas por umchefe-sacerdote (kanta) e o povo era tiranizado por um peixe monstruoso. Um estrangeiro chegado do Iêmen matou o animal e fundou a dinastia Dia, que passou a controlar o pequeno reino. Os pescadores songais controlavam o comércio fluvial do Níger, principalmente o do valioso sal.
● Dinastia Áskia
Um príncipe Songai, entretanto, voltou fugido para sua gente e libertou pequena parcela dos territóriossongais. Este senhor tomou o título de Soni e fundou uma nova dinastia.
Quando soni Ali morreu em l492, foi substituído por seu filho, que também era o chefe do partido antimuçulmano.
Entretanto dois anos depois, o poder foi tirado das mãos deste filho. Um ex-general de Soni Ali derrotou o novo senhor e tomou o poder.
Mohammed, de origem sarakolê, fundou a dinastia Áskia e aliou-se ao partido...
tracking img