Trabalho de historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (753 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Depois disso, a Igreja foi perdendo o seu poder. “Ela não soube dar uma resposta para a angústia e as exigências do homem pós-moderno, pois está arraigada a um tipo de pensamento anterior”, explica oprofessor Antonio, que é formado em Teologia.
O Concílio Vaticano II, uma série de conferências realizadas entre 1962 e 1965 e conduzidas pelo Papa João XXIII, foi uma tentativa de modernizar eabrir a Igreja para o diálogo, estabelecendo que a mensagem católica deveria ser inteligível para o mundo, com missas realizadas nas línguas nacionais e não mais em latim, com o padre de costas para osfiéis, por exemplo. Isso dividiu mais a Igreja entre grupos mais progressistas e mais conservadores e, com o Papa João Paulo II, houve um congelamento dessa modernização. Por sua vez, Bento XVIresponsabilizou a mídia pelo que chamou de interpretação distorcida das reuniões da igreja na época, defendendo que o Concílio não foi uma ruptura revolucionária com o passado, como consideram os católicosliberais, mas apenas uma renovação.
- Leia também: O que foi o Concílio Vaticano II e que mudanças ele trouxe? (Mundo Estranho)
“Mas existe uma contradição na postura de Bento XVI, uma vez que ele foium conservador que veio combater a modernização e o diálogo, mas sua renúncia pareceu um apelo contrário – o de que a Igreja deve, sim, mudar”, explica o professor Antonio.
O que é preciso saber
“Éimportante que o vestibulando saiba que o Vaticano é a única monarquia absolutista que temos. O Papa exerce o papel de rei com plenos poderes: legisla, administra e julga, tendo o poder de condenar ouperdoar”, explica o professor Célio Tasinafo, do Cursinho Oficina do Estudante.
Segundo ele, também é bom estudar a história da Igreja como força hegemônica durante a Idade Média e suas alianças commonarquias absolutistas. A partir do ano 391, quando o imperador Teodósio tornou o catolicismo a religião oficial do Império Romano, a Igreja passou a acumular fortunas e territórios. A estrutura...
tracking img